Proposta de reestruturação do PCCTAE conquista 3° lugar na plataforma Brasil Participativo

Votação encerrada! A proposta de reestruturação da Carreira e Recomposição Salarial dos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) conquistou o 3º lugar geral e o 1° entre as proposituras relacionadas à educação da campanha Brasil Participativo, com 77066 votos. A iniciativa, promovida pelo governo federal, buscou fomentar a participação da população na elaboração e no monitoramento do Plano Plurianual (PPA), documento que estabelece as prioridades e os objetivos da gestão para um período de quatro anos.

Coordenadora Elis Regina Ribas.

“O engajamento da nossa base foi fundamental para este resultado. Agradecemos a todos aqueles e aquelas que votaram e aos colegas que mobilizaram amigos, familiares e conhecidos – cada voto foi importante e ajudou a trazer mais visibilidade para as demandas das técnicas e dos técnicos”, ressaltou Elis Regina Ribas, coordenadora do Sinditest-PR. A direção sindical também reconhece a colaboração da Unila, que divulgou internamente o projeto e da UFPR, que noticiou a iniciativa em seu site e em seus canais.

Próximas Etapas

Os autores e autoras das cinco sugestões mais votadas, incluindo a que contempla os técnicos e as técnicas da base do Sinditest-PR, elaborada por Breno Alves, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), apresentarão suas ideias durante o 3º Fórum Interconselhos, que será realizado em agosto, em Brasília, com a presença do presidente Lula e de seus ministros e ministras.

Além disso, as 20 propostas mais votadas de cada área serão analisadas, até julho, pelos Ministérios – o intuito é que integrem o projeto de lei do PPA que será encaminhado ao Congresso até 31 de agosto. Ao fim do processo, o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) elaborará um documento de devolutiva contendo o que foi incorporado e a justificativa do que não foi aproveitado pelas pastas.

“Foram mais de 1 milhão de participações no site, o que indica que a sociedade cada vez mais se interessa pela construção de políticas públicas. Este terceiro lugar nos mostra que os TAEs são uma categoria expressiva, com um grande poder de pressão”, finalizou Elis Regina.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR