Pró-Reitor se compromete com a luta por concurso público para a ULAC

Em reunião realizada hoje (22), membros da direção do Sinditest-PR, bem como técnicas e técnicos que compõem o Grupo de Trabalho da Unidade de Laboratórios de Análises Clínicas do CHC, apresentaram ao Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da UFPR, Douglas Ortiz, o resultado do levantamento sobre a falta de profissionais na unidade. O dirigente sindical Máximo Dias Colares abriu a reunião explicando o histórico de trabalho, o diagnóstico e as conclusões do GT, sendo a principal proposta a reivindicação por concurso público para reposição do quadro RJU.

“Estamos avançando na busca por uma solução para a sobrecarga do pessoal dos laboratórios. Muita gente se aposentou e com a demissão das trabalhadoras e dos trabalhadores da Funpar, a situação que já não era boa se agravou a ponto de se tornar insustentável. O laboratório é essencial para o funcionamento do Hospital de Clínicas, os profissionais que trabalham na unidade estão extremamente sobrecarregados, porque somando a defasagem do quadro RJU e as demissões em massa da Funpar, o déficit é superior a 50 profissionais”, explicou o coordenador do Sindicato.

O relatório de defasagem de pessoal foi entregue ao Pró-Reitor pela responsável pela ULAC, Marisol Domingos Muro. O documento, produzido pelo GT para fundamentar a reivindicação por concurso público, indicou o número real de servidoras e de servidores lotados nos laboratórios e quais os cargos cuja força de trabalho está defasada, ou seja, que necessitam de reposição. Diante deste cenário, Douglas Ortiz se comprometeu a trabalhar pela realização de concurso público para o setor.

“O contexto da pandemia exigiu ainda mais desta unidade, que é fundamental no enfrentamento à COVID-19. Saímos dessa reunião satisfeitos com o que conquistamos até agora”, concluiu Max Colares.

A falta de concursos públicos e a indisposição política do governo federal em realizá-los tem sido um problema muito sério na instituição. O Sindicato mantém o trabalho ativo por esta pauta junto as universidades e na articulação nacional desta luta em unidade com as entidades que representam o funcionalismo público.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR