Prazo para realização da prova de vida é prorrogado até dezembro

Informação importante para as aposentadas, aposentados e pensionistas da base do Sinditest-PR. O Ministério da Economia prorrogou até o dia 31 de dezembro o prazo para a realização da Prova de Vida. O procedimento é necessário para aqueles que não realizaram o recadastramento entre janeiro de 2020 a setembro deste ano, bem como para os aniversariantes deste último trimestre, que deverão efetuar a comprovação normalmente, no mês em que nasceram.

“Segundo a gestão da UFPR aproximadamente 900 pessoas cujos benefícios estão vinculados à Universidade não realizaram a prova de vida no primeiro prazo e correm o risco de perderem as suas aposentadorias e pensões caso não a façam até o último dia de 2021. Enquanto Sindicato, estamos preocupados com essa situação”, afirma Mariane Siqueira, coordenadora geral do Sinditest-PR.

A comprovação de vida pode ser feita de duas formas: no banco ou pela internet. Para o procedimento presencial, o beneficiário precisa comparecer na agência bancária inscrita e levar documento de identificação com foto. E para a prova de vida digital, é necessário possuir a biometria cadastrada no TSE ou no Denatran, e instalar os aplicativos SouGov.br e GOV.BR no celular. “Sabemos da dificuldade que é para alguns aposentados lidar com a internet. Nos colocamos à disposição para auxiliar no que for necessário. O importante é que não percam o prazo e façam”, destaca Mariane.

O Ministério da Economia também preparou alguns tutoriais com as dúvidas mais frequentes dos usuários quanto ao acesso à Plataforma SouGov. Clique nos títulos em vermelho e confira!

Como iniciar a Prova de Vida pelo aplicativo SouGov.br

Como obter o comprovante de que realizei a Prova de Vid

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR