Por que os técnico-administrativos das universidades federais estão em greve?

4121

A FASUBRA Sindical alerta os trabalhadores e trabalhadoras técnico-administrativos em educação das instituições de ensino superior pública sobre os ataques do governo federal ao funcionalismo público. Por meio deste material, lança a CAMPANHA SOS EDUCAÇÃO PÚBLICA aprovada em plenária nacional. A Federação também participa da Frente Nacional em Defesa da Educação Pública, juntamente com o ANDES-SN, SINASEFE e a UNE,
em resistência aos ataques à educação.

Confira as principais ameaças ao serviço público e veja o histórico de tentativas de abertura de diálogo por parte da Federação e o silêncio do governo como resposta a cerca de 250 mil trabalhadores das instituições de ensino superior públicas.

A Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA) solicitou ao Ministério da Educação (MEC), no dia 19 de maio de 2016 , (ofício 078/16-SEC) uma posição referente ao Termo de Acordo firmado na Greve de 2015, expirado em 06 de abril de 2016.

✓ Pauta enviada
No dia 15 de setembro de 2016 (ofício 142/16) – mais uma vez, foi encaminhada a pauta, confirmando a participação da entidade na reunião convocada pelo MEC para o dia 21 de setembro de 2016.

✓ Quebra de acordo
Em reunião realizada no dia 21 de setembro 2016, a secretária Executiva do MEC, Maria Helena Guimarães Castro e o Secretário de Educação Superior, Paulo Barone, acordaram em agendar uma reunião com a FASUBRA no prazo de até 30 dias. Na ocasião, seria apresentada a resposta do ministério referente à pauta protocolada pela Federação.
Em reunião, foi admitido pelo MEC o não cumprimento do Termo de Acordo pelo governo passado.

✓ Passados 30 dias
Sem resposta sobre a situação , a FASUBRA enviou no dia 20 de outubro de 2016 um novo documento ao MEC (ofício 174/2016), comunicando a aprovação de Indicativo de Greve para o dia 24 de outubro. O texto reitera a solicitação de reunião, resposta à pauta e o cumprimento do prazo de 30 dias para responder às demandas apresentadas pela Federação.

✓ Deflagração da greve
Dia 24 de outubro de 2016 (ofício 176/2016), a FASUBRA enviou documento ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), comunicando a deflagração da greve a partir do dia 24 de outubro.

✓ Silêncio
Mais uma vez a FASUBRA reiterou, no dia 09 de novembro de 2016 (ofício 193/16), a necessidade de definição de reunião para debater a pauta protocolada e receber por parte do ministério resposta à pauta protocolada.

✓ EC 95/16 (Ataque durante a greve)
Por meio da Emenda Constitucional (EC) 95/16, o governo federal iniciou o desmonte do serviço público, congelando por 20 anos todos os investimentos em políticas públicas. O que significa menos recursos para a saúde, educação, segurança e etc.

✓ Consequências
● Sucateamento do serviço público;
● Transformação do direito às políticas públicas em cobrança de serviços;
● Desmonte das universidades brasileiras, com corte de verbas, contingenciamento de investimentos e projetos que tramitam no parlamento visando a cobrança de mensalidades (PEC 366/17).

✓ Fim da Greve
Durante todo o período de greve, não houve uma única reunião com as representações do governo federal (MEC/MPOG), mesmo diante de diversas solicitações por parte da Federação. No dia 16 de dezembro de 2016 (ofício 206/16), a FASUBRA informou o encerramento da greve no dia 15 de dezembro, destacando a necessidade de definir uma agenda de reuniões entre o MEC e a Federação.

✓ Ano novo
Para começar o ano de 2017, a FASUBRA enviou no dia 16 de janeiro o ofício 004/17, solicitando respostas referentes ao cumprimento do Termo de Acordo, bem como agenda de reuniões, sem resposta por parte do governo.

Em 21 de março de 2017 (ofício 045/17) em novo documento a Federação reitera a solicitação de agenda de negociação do Termo de Acordo/2015.

✓ Atualização da pauta
Diante do silêncio ensurdecedor do governo federal, no dia 18 de abril de 2017 (ofício 066/17) a Federação que representa cerca de 250 mil trabalhadores técnico-administrativos em educação cobrou uma agenda. Também atualizou a Pauta Nacional, aprovada em Plenária Nacional realizada entre 17 e 19 de março.

O teor do documento apresentou a reivindicação da Categoria de reposição inflacionária do período de 2015 a 2017, mais 2% de aumento real no piso da carreira. O reajuste dos benefícios com o mesmo índice, com diferencial para o Plano de Saúde acompanhando os reajustes da Agência Nacional de Saúde (ANS). A Categoria se posicionou contra o corte de recursos no orçamento destinados à educação, reivindicando a recomposição das perdas do último período. Solicitou, também, nenhuma interferência do governo e órgãos de controle em ações judiciais ganhas pelos trabalhadores, nomeação imediata dos reitores eleitos pela comunidade universitária.

Os trabalhadores e trabalhadoras se posicionaram contra a Lei da Mordaça e a Reforma do Ensino médio. Também reivindicaram a realização de concurso público e a manutenção das vagas dos trabalhadores contratados sob o Regime Jurídico Único dos hospitais universitários nas próprias instituições (HU).

✓ Inexistência
Em junho (ofício 091/17), a Federação alertou sobre a inexistência permanente de negociações. Com o passar do tempo, se agravou a necessidade de estabelecer negociação de outras situações, como a reposição salarial da categoria diante da nova lei orçamentária, apreciada esse ano, a situação financeira das instituições federais de ensino superior (IFES) e as mudanças de uma proposta de reforma da previdência, que penaliza drasticamente os trabalhadores e trabalhadoras.

✓ Atribuições de cargos
Em busca de um canal de diálogo com o governo, no dia 11 de outubro a Federação enviou o ofício 144/17. O Ministério da Educação havia revogado a descrição das atribuições dos cargos do Plano de Cargos e Carreira dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), o que fez retornar à vigência da descrição contida no Plano Único de Classificação e Retribuição de Cargos e Empregos (PUCRCE), inadequada para a realidade do trabalho nos tempos atuais.

✓ Mais uma quebra de acordo e desrespeito à Lei 11.091/05
A revogação aconteceu de forma unilateral pelo governo, e as novas discussões no âmbito do MEC, em parte socializadas com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), ocorrem sem o diálogo com os trabalhadores e trabalhadoras. Não houve convocação da Comissão Nacional de
Supervisão de Carreira (CNSC) para tratar da carreira dos técnicos administrativos em educação.

✓ Luta da Categoria
Sem diálogo e diante da ameaça real de desmonte da Carreira (Lei 11.091/2005), conquista histórica dos trabalhadores e das trabalhadoras técnico-administrativos em educação das instituições públicas de ensino superior.

Em meio aos anúncios do governo, de quebra de Termos de Acordo firmados com categorias do funcionalismo (MP 805/17) e reestruturação de carreiras de forma unilateral, a categoria foi impulsionada para a luta, em defesa dos direitos.
ATAQUES

➢ PLS 116/17
O PLS 116/17 que prevê a demissão do servidor público por insuficiência de desempenho, acabando com a estabilidade do servidor, que pode ser avaliado por gestores terceirizados. As regras para a punição máxima ao servidor concursado e estável deverão ser seguidas pela Administração Pública federal, estadual, distrital e municipal.

➢ MP 792/17
Em um cenário de 13,1 milhões de desempregados (IBGE) no Brasil, o governo ilegítimo de Michel Temer tenta empurrar aos servidores públicos federais do Executivo o Plano de Demissão Voluntária (PDV). Apresentado por Medida Provisória (MP) 792/17, o texto também prevê licença de três anos sem remuneração, inclusive, por interesse público (a interrupção é proibida), e a redução da jornada de trabalho e salário.

➢ Consequências
● Demissão de cerca de 5 mil servidores públicos federais;
● Aumento no pedido de aposentadorias no serviço público;
● Sobrecarga de trabalho;
● Aumento de filas, redução no atendimento e prestação de serviços à população;
● Aumento do caos na saúde pública;

Na década de 90, no governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), servidores públicos embarcaram no engodo do PDV. Como resultado, houve casos de depressão, suicídio e arrependimento. Muitos não conseguiram retornar ao mercado de trabalho.

➢ MP 805/17
A Medida Provisória 805/17 prevê o aumento da contribuição previdenciária de 11% para 14% e o adiamento de reajuste dos servidores. De acordo com advogado, mestre em Direito, procurador da fazenda nacional e professor universitário Aldemário Araújo Castro, a medida é inconstitucional.

● O Regime Próprio do Servidor Federal está equilibrado . “As reformas constitucionais anteriores da Previdência, fixaram requisitos de tempo de serviço público, tempo na carreira e tempo mínimo no cargo para superar distorções existentes. Atualmente, não há mais a realidade de déficits crescentes no cotejo entre contribuições e aposentadorias”.

● O Tribunal de Contas da União (TCU) confirma o equilíbrio do Regime Próprio do servidor federal . Em relatório o Procurador do MP junto ao TCU, Júlio Marcelo de Oliveira, afirma que, “os regimes previdenciários dos servidores públicos civis e militares da União não apresentam trajetórias de crescimento em relação ao PIB, tanto em relação aos valores passados quanto em relação aos projetados. (…). Ao contrário, o déficit tem-se reduzido ano a ano, como demonstra o levantamento feito pelo TCU”.

● Não foi criado o fundo do regime próprio definido pela EC 20/98. União, Estados, o Distrito Federal e Municípios podem constituir fundos integrados (art. 249 da CF, introduzido pela EC 20/98). “A União não criou esse fundo e deixa de fazer os aportes de sua responsabilidade. Assim, não é possível afirmar, de forma conclusiva, que um aumento da contribuição previdenciária é necessário”.

● Não há necessidade de aumento da contribuição. Violação ao princípio da razoabilidade, segundo a jurisprudência do STF . Se não há necessidade de aumento da contribuição previdenciária do servidor público federal, adotar esse caminho implica em evidente violação ao princípio da razoabilidade. Nesse sentido, é farta a jurisprudência do STF. Um exemplo emblemático: “O Estado não pode legislar abusivamente. A atividade legislativa está necessariamente sujeita à rígida observância de diretriz fundamental, que, encontrando suporte teórico no princípio da proporcionalidade, veda os excessos
normativos e as prescrições irrazoáveis do Poder Público. O princípio da proporcionalidade, nesse contexto, acha-se vocacionado a inibir e a neutralizar os abusos do Poder Público no exercício de suas funções, qualificando-se como parâmetro de aferição da própria constitucionalidade material dos atos estatais” (ADIN 2.551. Relator ministro Celso de Mello).

● Redução remuneratória, proibida pela constituição, por via transversa . Se não há necessidade de aumento da contribuição previdenciária dos servidores públicos federais, como demonstrado, essa  providência significa, na essência e por via transversa, uma pura e simples redução remuneratória expressamente vedada pela Constituição (art. 37, inciso XV).

➢ Lei complementar 159/17 – Servidores estaduais e municipais .
Com a Lei Complementar 159/17 (antes PLP 343/17), o governo conseguiu que os estados endividados também promovam PDV, em troca da renegociação das dívidas. A lei também institui o regime de previdência complementar nos estados e municípios e a revisão do regime jurídico único dos servidores estaduais da administração pública direta, autárquica e fundacional.

➢ PLP 248/98
Na Câmara, desenterraram o PLP 248/98, projeto da era FHC, que disciplina a perda de cargo público por insuficiência de desempenho do servidor público estável. Caso seja aprovado, o texto segue para sanção presidencial.

➢ Terceirização no serviço público
A Lei 13.429/17 da terceirização e do trabalho temporário abre espaço para a contratação de serviços terceirizados na Administração Pública federal, por meio da Instrução Normativa (IN) 5, de 2017, editada pelo Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão.

Confira as consequências da terceirização no serviço público:

● Aumento da terceirização;
● Terceirização de atividades fim;
● Redução de concursos;
● Apadrinhamento;
● Exonerações;
● Aumento do desemprego
● Redução de salários e benefícios;
● Precarização das relações de trabalho (rotatividade e substituição de contrato de trabalho)

➢ Reestruturação da Carreira
Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão está editando uma minuta que modifica as carreiras no
serviço público federal.

➢ Reforma da Previdência
O ilegítimo presidente Michel Temer mudou de estratégia nos “45 minutos do segundo tempo”, na tentativa de aprovar pelo menos o aumento da idade na Reforma da Previdência (65 anos para homens e 62 anos para mulheres). As outras propostas ficariam para a próxima gestão.

Em novo ataque, governo federal vai lançar campanha publicitária para aprovar a reforma da previdência, sensibilizando a população. A narrativa será “Combater Privilégios e salvar a Previdência”. A ideia é unificar os regimes público e privado, segundo a Folha de S. Paulo.

Não é novidade que a previdência social é superavitária, em outubro foi apresentado o relatório da CPI da Previdência que comprova, a Previdência Social não é deficitária.

Segundo o relatório, o secretário da Receita Federal, Auditor Fiscal da Receita Federal, Jorge Rachid, admitiu que cerca de R$ 54 bilhões foram retirados do caixa da previdência com desonerações, apenas no ano de 2016, e a mesma autoridade vinculada ao governo recomendou que tais medidas fossem revistas.

Auditores fiscais da Receita Federal, responsáveis pelo combate às fraudes e pela fiscalização e arrecadação das contribuições sociais da União, desmentem o discurso do governo. Baseado em dados das contas do governo federal, em 2015 foram arrecadados R$ 700 bilhões e foram gastos R$ 688 bilhões, provando que o sistema de Seguridade Social é superavitário. “Não há um rombo na previdência pública e sim uma desvinculação anual das contribuições sociais por parte do governo, autorizado por uma Emenda Constitucional”.

Em 2015 foram desvinculados para outras finalidades, R$ 66 bilhões, da Previdência, Saúde e Assistência social. “Se não fosse isso teríamos superávit na seguridade social e não um déficit, como é falsamente divulgado”, afirmam os auditores.

➢ Privatização das IFES
O governo ilegítimo de Temer sinaliza com a possibilidade de transformar as instituições públicas, dentre elas as Universidades Federais, em OS (Organização Social) sob a alegação de “dar mais autonomia financeira às instituições públicas”. Sabemos que, na verdade, “dar mais autonomia” significa extinguir o repasse, já extremamente insuficiente, de verbas públicas à instituições, submetendo-as à iniciativa privada, visando à privatização das IFES.

➢ Mais ameaças
✓ PLS 288/15 – Estabelece critérios de valorização do mérito no Regime Jurídico dos servidores públicos
da União, suas autarquias e fundações públicas (Senado);
✓ PEC 400/14 – Remuneração variável para servidores públicos com base no mérito em todos os níveis de
administração (Câmara)
✓ PLP 1/07 – Estabelecimento de limite de despesa com pessoal (Câmara);
✓ PLP 92/07 – Regulamentação das Fundações Estatais (Câmara);
✓ PEC 139/15 – Extinção do abono de permanência para o servidor público (Câmara);
✓ PEC 400/14 – Critérios para concessão de remuneração variável a servidor da União, dos estados e municípios (Câmara);
✓ PLS 280/17 – Fiscalização administrativa pelo setor privado (Senado);
✓ LOA 20/17 Orçamento 2018, com suspensão de concursos e contratação de aprovados (Congresso);
✓ Reestruturação de carreiras (Em elaboração pelo governo);
✓ Extinção de cargos (Em elaboração pelo governo);
✓ Piso inicial de salário de servidor no valor de R$ 5 mil (Em elaboração pelo governo);
✓ Revisão de pagamentos de verbas como auxílio-alimentação (Em elaboração pelo governo).

➢ Deflagração de Greve
A categoria dos trabalhadores técnico-administrativos em educação, reunidos em plenária nacional no dia 22 de outubro, aprovaram pela deflagração de Greve Nacional a partir do dia 10 de novembro. São 48 sindicatos representando 63 universidades federais. Até o momento houve adesão de 29 entidades sindicais ao movimento paredista, 8 em estado de greve e as demais ainda realizam assembleias. Confira o eixo de reivindicações da Categoria.

EIXOS DA GREVE

➔ Defesa da Carreira dos TAES!
➔ Negociação Salarial Já! Nenhum direito a menos!
➔ Contra o aumento da contribuição previdenciária! Não à Reforma da Previdência!
➔ Revogação do PDV!
➔ Em defesa do ensino superior público, gratuito e de qualidade!
➔ Em defesa dos serviços públicos!
➔ Contra o PL 116/17 – demissão por avaliação negativa (fim da estabilidade)
➔ Em defesa dos hospitais universitários.
➔ Cumprimento do termo de acordo de greve de 2015.

A greve nacional foi o último recurso para fazer ouvir as vozes de mais de 250 mil trabalhadores. Esperamos que o Ministério da Educação nos receba e coloque na mesa sua posição com relação ao Termo de Acordo da Greve de 2015, homologado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Fonte: informe de greve da FASUBRA

Compartilhar.

Autor

4.121 Comentários

  1. 166168 396399Aw, this was a really nice post. In concept I wish to put in writing like this moreover ?taking time and precise effort to make an outstanding article?but what can I say?I procrastinate alot and certainly not appear to get 1 thing done. 251349

  2. Pingback: priligy coupon free

  3. Pingback: hydroxychloroquine eye exam

  4. Pingback: plaquenil hydroxychloroquine manufacturer

  5. Can I simply say what a relief to find an individual who genuinely knows what they’re discussing on the net.
    You actually realize how to bring an issue to light and make it
    important. More and more people should look at this and understand
    this side of the story. I can’t believe you are not more
    popular given that you certainly have the gift. http://droga5.net/

  6. Pingback: generic ivermectil prices

  7. Today, I went to the beachfront with my children. I
    found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She placed
    the shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside
    and it pinched her ear. She never wants to go
    back! LoL I know this is entirely off topic but I had to tell someone! http://herreramedical.org/aurogra

  8. Pingback: priligy pills over the counter

  9. Pingback: stromectol 6 mg yellow capsule

  10. Pingback: deltasone buy now

  11. Pingback: cialis pills amazon

  12. Pingback: order viagra plus

  13. Pingback: stromectol for urinary tract infection

  14. Pingback: gay dating in buffalo

  15. Pingback: where is the best place to buy cialis

  16. Pingback: doxycycline stromectol

  17. Pingback: ivermectin 12 mg 5 cc

  18. Pingback: fda approved ivermectin

  19. Pingback: ivermectin shelf life

  20. Pingback: canadian cialis sale

  21. Pingback: how to buy viagra online canada

  22. Pingback: buy cialis 5mg online

  23. Pingback: generic drugs for ed

  24. Pingback: can you buy viagra at walgreens

  25. Pingback: ivermectina 6mg

  26. Pingback: cheap cialis/ viagra levitra

  27. Pingback: ivermectin oral

  28. Pingback: generic stromectol (ivermectin)

  29. Pingback: buy viagra by pfizer

  30. Pingback: viagra tablets australia

  31. Pingback: where do i get viagra

  32. Новинки фільми, серіали, мультфільми 2021 року, які вже вийшли Ви
    можете дивитися українською на нашому сайті nicl

  33. Pingback: drug screening and prescribed medications

  34. Pingback: real money slots online usa

  35. Pingback: fish hydroxychloroquine for sale

  36. Pingback: stromectol canada for sale

  37. Pingback: where to buy viagra over the counter

  38. My partner and I stumbled over here by a different web page and thought I might as well check things out. I like what I see so i am just following you. Look forward to exploring your web page repeatedly.|

  39. Pingback: sildenafil citrate 25mg tablet

  40. Pingback: when will there be a generic cialis

  41. Pingback: parameters for cialis 5mg

  42. Pingback: sildenafil 50 mg coupon

  43. Pingback: meritking

  44. Pingback: elexusbet

  45. Pingback: Eurocasino

  46. Pingback: madridbet

  47. Pingback: meritroyalbet

  48. Pingback: eurocasino

  49. Pingback: eurocasino

  50. Aw, this was a very good post. Taking a few minutes and actual effort to produce a great article… but what can I say… I hesitate a wholelot and don’t seem to get anything done.

  51. Pingback: child porn

  52. Pingback: meritking

  53. Hola! I’ve been following your website for a long time now and finally got the courage to go ahead and give you a shout out from Kingwood Tx! Just wanted to say keep up the fantastic job!|

  54. Pingback: meritroyalbet giriş

  55. Hi, i think that i saw you visited my blog thus i came to “return the favor”.I am attempting to find things to enhance my web site!I suppose its ok to use some of your ideas!!|

  56. 1See more about how to get diamonds on cooking fever

    gh45kkm
    Cooking Fever is a whole lot more fun when you have as many gems as you want.If you love phone games like this you ought to check out this website

  57. There’s a loyalty and reward application, a tips section, a large group here, solid tags, favorites, feedback, ratings, and the content material can be sorted easily by class, or if you like, by place. asian natural big tits Pop-up ads jump out all of the time and are reset quicklyOne thing that definitely stands out as bad are all the ads.

  58. Their pharmduck. The fact (if inseparable is timely sufficiently to be as a affair of fait accompli sent purchased goods) is come up gruff ‘Registered Record’ requirement. A luxuriously rehearsed well-known gifts to arrogantly ignore all my written requests to them, to transfer me’powers that be to fade away – safe and sound flit significance on my parcel. Horrid deportment in search a work selling online.

  59. My coder is trying to persuade me to move to .net from PHP. I have always disliked the idea because of the costs. But he’s tryiong none the less. I’ve been using Movable-type on a number of websites for about a year and am anxious about switching to another platform. I have heard very good things about blogengine.net. Is there a way I can import all my wordpress content into it? Any help would be greatly appreciated!|

  60. Pingback: meritroyalbet

  61. Pingback: watch keno online qld

  62. Do you have a spam issue on this blog; I also am a blogger, and I was wanting to know your situation; many of us have created some nice proceduresand we are looking to swap solutions withother folks, be sure to shoot me an email if interested.

  63. Pingback: otc pills watch with sildenafil and tadalafil

  64. Pingback: sildenafil 50 mg precio

  65. Have you ever thought about adding a little bit more than just your articles? I mean, what you say is important and everything. However think about if you added some great photos or videos to give your posts more, “pop”! Your content is excellent but with pics and videos, this blog could certainly be one of the most beneficial in its field. Awesome blog!|

  66. This hot and horny European has such luscious curves and a sex drive that may not quit. young naked petite She loves to jiggle her own jugs, but any time this teen gets busy together with her boobies she finally ends up naked with a dripping pussy it is eager to masturbate.

  67. Pingback: generic cialis price

  68. Pingback: buy cialis online

  69. Pingback: online pharmacy in india

  70. I have been surfing on-line more than three hours as of late, yet I by no means found any attention-grabbing article like yours. It is pretty price enough for me. In my opinion, if all web owners and bloggers made just right content as you did, the net shall be much more useful than ever before.|

  71. Pingback: female viagra tablet name

  72. I cannot obtain a disparaging comment in any event this pharmacy. As a pharmacopoeia it stocks all items you require, counter personnel and assistants are each time pragmatic, respectful, welcoming and absolutely empathetic with clients. My direction is ever readily obtainable on spell and usually complete. The pharmacists are also bare helpful, cooked through learned and knowledgeable of my health needs. If i change medication below instruction from my GP, the pharmacists again about the variation and its implications with me and force without exception correspond with me to espy how i am tolerating the direction change. I be sorry for that i can solicit from for view at anytime and nothing is on any occasion too much trouble. In impression a fantastic service offered next to an independent http://www.azithromycintok.com and i cannot bid an eye to anything bette

  73. You could certainly see your enthusiasm within the article you write. The arena hopes for even more passionate writers such as you who are not afraid to say how they believe. At all times go after your heart.|

  74. naturally like your web site but you need to check the spelling on several of your posts. A number of them are rife with spelling problems and I find it very troublesome to tell the truth nevertheless I’ll certainly come back again.|

  75. I wanted to thank you for this excellent read!! I absolutely loved every bit of it. I have got you book marked to check out new stuff you postÖ

  76. Generally I don’t read post on blogs, but I wish to say that this write-up very pressured me to check out and do so! Your writing style has been amazed me. Thank you, quite great article.

  77. Greetings! Very useful advice in this particular article! It’s the little changes that produce the greatest changes. Thanks a lot for sharing!

  78. Hi there this is somewhat of off topic but I was wanting to know if blogs use WYSIWYG editors or if you have to manually code with HTML. I’m starting a blog soon but have no coding know-how so I wanted to get guidance from someone with experience. Any help would be greatly appreciated!|

  79. Its like you read my mind! You seem to know so much about this, like you wrote the book in it or something. I think that you could do with some pics to drive the message home a little bit, but other than that, this is excellent blog. A fantastic read. I will definitely be back.|

  80. When I initially commented I clicked the “Notify me when new comments are added” checkbox and now each time a commentis added I get four e-mails with the same comment. Is there any way you can remove me from that service?Appreciate it!