Pautas locais UFPR: problemas no RU seguem sem solução

Na semana passada, dia 16, a direção do Sinditest-PR participou de uma reunião com o Pró-Reitor de Administração da UFPR, Marco Antonio Ribas Cavalieri e com a Chefe de Gabinete da Reitoria, Marinês de Pauli Thomaz, para discutir dois temas das pautas locais: os restaurantes universitários e a reabertura da Creche Pipa Encantada. As coordenadoras Elis Regina Ribas e Maria Aparecida de Oliveira questionaram os representantes da gestão sobre as demandas dos TAEs, que continuam sem respostas.

“As duas pautas que estavam pendentes são muito importantes para os TAEs e infelizmente não houve nenhum avanço, nem mesmo nas questões mais simples de resolver. Isso é lamentável”, declarou Elis.

Confira abaixo os encaminhamentos da reunião:

RU
De acordo com a Reitoria, a empresa contratada para os RUs da capital se recusa a corrigir o índice de reajuste sob a alegação de que o valor dos alimentos está muito alto. Somente na próxima renovação de contrato será possível negociar índices mais favoráveis.

“Vamos observar se o IGPM continua acima do IPCA, e é possível que não continue, principalmente por causa dessa deflação agora no meio do ano e da valorização do dólar, vai ser muito afetado pela eleição também, a gente pretende negociar esse índice sim”, afirmou Cavalieri.

O Pró-Reitor se comprometeu ainda a enviar ao Sindicato os dados quantitativos e valores de todos os RUs da instituição antes e após a pandemia. Essas informações vão balizar análises técnicas realizadas pela entidade.

Pix/Cartão de Débito
Apesar da promessa de instalação nos RUs, o pix ou o débito ainda não estão em funcionamento em Curitiba. Os métodos podem facilitar o pagamento da refeição, sobretudo para os TAEs. Após cobranças da direção sindical, o Pró-Reitor se comprometeu a solicitar a demanda à empresa.

“Isso é uma coisa que a gente não pode exigir, porque não está no contrato. Mas eles prometeram para a gente que iriam instalar o pix sim”, destacou o gestor.

Marmitas
Em vista das reclamações das filas nos restaurantes, o alto fluxo de pessoas e aumento dos casos de Covid, o Sindicato perguntou à gestão sobre a possibilidade de manter a oferta de marmitas aos TAEs ou a realização de parcerias. No entanto, o pedido foi negado. A gestão alega que o valor é muito alto e a administração não tem dinheiro. Apenas nos casos de Covid é dada a opção das marmitas.

“Um acordo que a gente fez com eles é que quem estivesse com covid uma outra pessoa poderia ir buscar a marmita no lugar, aqui em Curitiba eles se comprometeram em fornecer essa marmita”, explicou a Reitoria

Neste caso, é necessário mandar um email ao restaurante para comprovar a impossibilidade de deslocamento e solicitar a entrega da refeição a outra pessoa responsável.

RUs sem nutricionistas
O restaurante de Matinhos apresentou uma queda na qualidade da alimentação, segundo frequentadores da unidade. Segundo Cavalieri, os nutricionistas de Matinhos e Palotina foram liberados para fazer qualificação e até o momento os profissionais não foram substituídos: “e a PROGEPE não consegue com velocidade colocar outra pessoa no lugar”, ressaltou.

Creche Pipa Encantada
Sobre a possibilidade de reabertura da Pipa Encantada, Marinês argumenta que “não é possível fazer dentro da universidade e nem da Ebserh”. Ou seja, a creche não volta mais, em nenhum modelo.