Participação e diversidade marcam a eleição da delegação do Sinditest-PR para o 24º CONFASUBRA

O Sinditest-PR concluiu na última quinta-feira (20) as Assembleias Gerais para a escolha da delegação que representará as técnicas e os técnicos administrativos em educação da UFPR, UTFPR, UNILA, Complexo Hospital de Clínicas, além de aposentados, empregados e empregadas EBSERH, no 24º CONFASUBRA.

O Congresso, que acontecerá em Brasília entre os dias 17 e 21 de maio, é a instância máxima de deliberação da categoria. Durante os dias de evento, são esperados mais de mil participantes, oriundos de sindicatos de todas as regiões do Brasil. Temas como a conjuntura nacional e internacional, reestruturação do PCCTAE, a alteração estatutária, defesa de serviços, servidores e funcionários nos HUs, manutenção e ampliação dos direitos na aposentadoria, a democracia nas IFEs, o plano de lutas e a eleição da Direção Nacional e do Conselho Fiscal da Federação serão discutidos e encaminhados na ocasião.

A delegação do Sindicato, conhecido nacionalmente pela atuação combativa dos trabalhadores e trabalhadoras da sua base, possui paridade de gênero e é composta por dezenas de delegadas e delegados eleitos em 18 assembleias realizadas em 16 cidades diferentes, contemplando todas as regiões do Paraná. As reuniões aconteceram ao longo de duas semanas e contaram com a participação de diretores e diretoras da entidade, que articularam as discussões sobre os problemas locais e as pautas urgentes da categoria. A delegação é plural, diversa e comprometida com a defesa dos direitos e interesses dos TAEs.

Para Elis Regina Ribas, coordenadora que acompanhou diversas assembleias na capital e no interior do estado, as eleições para o Confasubra foram um momento de ampliação da participação política dos TAEs e de maior compreensão sobre as prioridades das técnicas e dos técnicos. “Temos a impressão de que a categoria está se conscientizando agora do papel político do Congresso e esperamos que isso seja o início para um novo período de participação da base nas atividades promovidas pelo Sindicato”, finalizou.

Confira as fotos das assembleias realizadas pelo estado!

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR