O Sinditest é amarelo!

283

Você notou que nosso site mudou de cor? O Sinditest “vestiu-se” de amarelo para mostrar que não só em setembro, mas durante todo o ano, atua na prevenção do suicídio através da luta por melhores condições de trabalho, fim do assédio moral e respeito à humanidade dos trabalhadores e trabalhadoras.

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre o suicídio, um tabu que não aparece na mídia, mas vitima 32 brasileiros por dia. Desde 2008, vem chamando a atenção o aumento do número de pessoas que tiram a própria vida dentro do local de trabalho. Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), estima-se que 30% dos afastamentos por doença ocorram devido à depressão, maior causa de ideação suicida – o impulso de se matar.

De acordo com especialistas, o suicídio no local de trabalho é um ato extremamente simbólico. O modelo de gestão predominante em instituições públicas e empresas, que está inserido em uma lógica neoliberal, visa ao lucro e à produtividade. A consequência é que os trabalhadores e trabalhadoras têm sua humanidade negada, e os ambientes laborais se transformam em locais adoecedores, produtores de sofrimento psicológico.

A pressão das chefias, a não-valorização, o assédio moral, a competitividade e a falta de solidariedade entre colegas são vistos como fatores que desencadeiam transtornos mentais. Na UFPR, aposentadorias forçadas, transferências impostas de setor/unidade e aumento ou diminuição do volume de trabalho como retaliação são violências que ocorrem com a conivência da instituição, e que provocam adoecimento.

Saúde do Trabalhador é um tema prioritário para o Sinditest, e frequentemente negligenciado pela atual gestão da Universidade. Por isso, o Sindicato está contratando uma psicóloga. A ideia é acolher o(a) profissional assediado(a) e prestar um primeiro atendimento. Segundo José Carlos de Assis, coordenador geral do Sinditest, esta medida, sozinha, não resolverá o problema, mas amenizará o sofrimento de quem sofre assédio.

Batalhando contra a precarização do trabalho, pela manutenção do atendimento a especialidades no Ambulatório dos Funcionários (AF) da UFPR, pela melhoria das condições de trabalho e pelo respeito aos direitos e à dignidade humana, o Sindicato cuida da saúde mental dos trabalhadores e trabalhadoras.

Campanha

O Setembro Amarelo existe desde 2014, e foi criado pelo Centro de Valorização à Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O apoio à campanha ocorre com a identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.

Assessoria de Comunicação e Imprensa do Sinditest-PR.

om26

Compartilhar.

Autor

283 Comentários

  1. community synonym neighborhood positive and negative halloween art , followers equipment wow. positive quotes middle school lyrica no prescripion lyrica without prescription , community college biology syllabus positive words that start with e community nurse synonym , positive affirmations pdf community america lenexa ks? community college charlotte nc community aid selinsgrove pennsylvania, community college of beaver county community advocates locations.
    community colleges near me nursing , positive and negative geotropism community acquired pneumonia lab values community action ocala fl.

  2. apple office software free download drawing program website to buy autocad 2021 ten sports new software 2020 download. software predictions 2020 office recovery software for mac engeeeneringu#$sssaunnplus , win10-radeon-software-adrenalin-2020-edition-20.1.2-jan15. org 2020 software download, office suite programs for mac new software 2020 list software 2020 download. software ag q1 2020 office software free download 2007, office software license.

  3. Pingback: free sim dating games

Leave A Reply

X