Nota sobre o sistema de bibliotecas da UFPR

O Sistema de Bibliotecas (SIBI) é composto integralmente por servidores técnico-administrativos em educação. Desde meados dos anos 1990, o Sistema decidiu escolher sua Direção por meio de uma consulta direta realizada entre toda sua comunidade de bibliotecárias e bibliotecários e demais servidoras e servidores, seguindo uma tradição que vinha desde a eleição direta do reitor da UFPR em 1985.

Entendemos, na condição de entidade representativa das e dos servidores técnico-administrativos em educação, que essa tradição democrática deve ser mantida, preservada, aprimorada. À parte os recentes desentendimentos havidos entre a recente Direção do SIBI e Reitoria, compreendemos que a escolha da direção do SIBI deve continuar sendo realizada através da consulta direta. Entendemos que a indicação de uma nova Direção do SIBI, depois de uma consulta direta, por parte da Reitoria, assegura a existência de uma cooperação efetiva entre a administração maior da UFPR e a do Sistema, que tem função fundamental para a formação de graduandos e pós-graduandos da maior instituição universitária do Paraná.

Mais, asseveramos que este Sindicato acredita que o Sistema de Bibliotecas deve permanecer como é: um Sistema, que assegura todo o processo de aquisição de material bibliográfico, seu registro patrimonial, seu controle e sua catalogação de modo centralizado e eficiente. A direção colegiada do Sinditest-PR entende que as eleições diretas no SIBI fortalecem a categoria técnico-administrativa em educação e o Sistema de Bibliotecas ajuda a fortalecer a UFPR como Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade!

Diretoria do Sinditest-PR