Nota do DCE da UFPR e do Sinditest sobre a última reunião do CEPE

DCE e SINDITEST vêm a público esclarecer o fato ocorrido na última reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, que ocorreu em 01 de setembro de 2017. Na referida reunião, durante a sessão de informes, um representante discente leu um ofício que os Centros Acadêmicos do Setor Palotina haviam encaminhado à direção deste setor. O referido documento tratava sobre o funcionamento da biblioteca, que precisa suspender o atendimento por tempo determinado, para realização do inventário do acervo, que contém mais de 20 mil exemplares.

Ocorre que no mesmo dia, estava agendada uma reunião no próprio setor, com os representantes discentes, coordenadores de curso, servidores da biblioteca, DCE e SINDITEST, para tratar coletivamente da questão. Qual não foi nossa surpresa – tanto de discentes quanto de TAEs, ao ouvirmos a leitura do documento em sessão do CEPE. Isso porque as/os estudantes estavam tratando internamente, no próprio setor, essa questão e, em momento nenhum, solicitaram a leitura do documento em instâncias superiores.

Ao entrar em contato com os representantes discentes no CEPE o DCE acabou descobrindo que eles receberam o documento das mãos de algum representante docente de Palotina, como se fosse uma demanda acadêmica. Desconhecemos o que motivou tal docente a agir dessa forma.

No entanto, reafirmamos que o diálogo entre as categorias tem norteado os trabalhos em nosso Setor. O fato de termos nos tornado setor, inclusive, foi demanda conjunta de acadêmicos, técnicos e docentes. Portanto, repudiamos o fato de apresentarem em nossos nomes qualquer demanda que não tenha, efetivamente, sido elaborada e encaminhada por nossas categorias.