Fonasefe-PR | Nota de solidariedade à direção e base do Sinditest-PR

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, no Paraná (FONASEFE-PR) vem prestar solidariedade à direção e aos(às) trabalhadores(as) do Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Paraná (SINDITESTPR), o qual está sofrendo ataques à democracia interna. Inclusive, com a ocorrência de arrombamento e invasão da sede em Curitiba, por um reduzido grupo que insiste em não aceitar a derrota política junto à base da categoria, e usou seguranças particulares como escolta.

Em pleno governo autoritário que está destruindo os serviços públicos com profundos ataques às universidades públicas, nada justifica tal ato de agressão e violência contra este importante instrumento de luta dos trabalhadores e trabalhadoras, o SINDITEST-PR.

Jamais compactuaremos com essas atitudes tão deploráveis. Somente durante o regime militar tínhamos conhecimento de ações autoritárias como essas após derrotas políticas e vamos continuar a luta para que nunca mais aconteçam. Portanto, não aceitamos que capangas, transvestidos de “segurança”, imponham a intimidação sobre a escolha feita pela base da categoria.

Estamos solidários aos trabalhadores e trabalhadoras do SINDITESTPR, sendo fundamental o respeito à democracia e à vontade expressada nas urnas. A classe trabalhadora construiu seus fóruns de base para
deliberar sobre a condução da luta coletiva, nos quais se permite o amplo debate sobre as diferentes opiniões. O papel das entidades de classe é defender a democracia, estar sempre ao lado da luta dos trabalhadores e trabalhadoras. Não existe espaço para ações truculentas.

Como a questão sobre a disputa eleitoral já está judicializada, exigimos que os membros desse grupo que agem com truculência, deixem imediatamente a sede do sindicato e continuem buscando, junto
ao poder judiciário, os direitos que acreditam ter.

Repudiamos veemente práticas próprias dos regimes fascistas.

FONASEFE-PR – 26/10/2020

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR