Nota de apoio às conselheiras mulheres do COUNI/UTFPR

No dia 16 de maio de 2020, sábado, das 9h às 19h, ocorreu a reunião virtual do Conselho Universitário da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (COUNI/UTFPR) para deliberar sobre dois processos. Ambos solicitavam autorização do COUNI para execução de atividades de ensino em meios remotos ou virtuais, tanto nos cursos de pós-graduação stricto sensu como nos cursos de graduação da UTFPR.

Na reunião, ocorreram as práticas de mansplaining e manterrupting contra algumas das conselheiras representantes da comunidade acadêmica, não membras da reitoria.

Repudiando tais práticas machistas, o Sindicato dos Técnicos Administrativos em Educação do Estado do Paraná, a Seção Sindical dos Docentes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e o Diretório Central dos Estudantes da UTFPR exigem respeito ao direito constitucional das mulheres desta instituição e de toda sociedade, quanto à liberdade de expressão de ideias e opiniões, visto que com a participação efetiva das mulheres, democracia avança e toda a sociedade será beneficiada pela igualdade e o respeito. O avanço das conquistas políticas, sociais, econômicas das mulheres é uma luta que deve ser assumida por homens e mulheres e refletirá na conquista da igualdade e justiça para todas/os!

Por uma universidade democrática e com igualdade de gênero! Nosso apoio e solidariedade às mulheres que nos representam no COUNI da UTFPR.

Fonte:Sinditest-PR