Nota da direção sobre os cortes no orçamento da educação

0

Mais um duro golpe na educação brasileira. O governo federal anunciou ontem (05) novos cortes no orçamento da pasta por meio do Decreto 11.216, que prevê o contingenciamento de R$328,5 milhões de reais. 

A medida impossibilita a manutenção plena das atividades nas Universidades e Institutos Federais, que ainda sofrem as consequências dos bloqueios anteriores.

Reitoras e reitores temem não conseguir honrar o pagamento de servidores e fornecedores, bem como dar continuidade aos programas de assistência e permanência estudantil. Entre as técnicas e os técnicos, o clima é de incerteza e preocupação. 

As restrições no já limitado orçamento das universidades quase ao final do exercício financeiro tendem a se tornar um grave problema jurídico para as instituições, visto que incidem diretamente em despesas já comprometidas. 

Também se convertem num grave problema social devido a possível evasão dos estudantes, o que compromete uma geração inteira ao qual o acesso ao ensino superior público e de qualidade foi impossibilitado.

É evidente o esforço de Jair Bolsonaro para sucatear e desmontar os serviços públicos. O atual presidente tem predileção por atacar, sobretudo, a ciência e a educação – ambas áreas menosprezadas ao longo de todo o seu governo, de caráter populista e negacionista. 

O Sinditest-PR repudia com veemência mais este ataque e, junto de outras entidades, articula o enfrentamento a essa situação.

Seguimos firmes na luta em defesa das universidades!

Compartilhar.

Autor

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR

Comments are closed.

X