Enfermeira realiza palestra sobre o câncer de mama na Reunião do GT de Aposentados

Foi realizada ontem (05) mais uma reunião do GT de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas do Sinditest-PR.  O encontro, especial Dia da Pessoa Idosa, reuniu filiadas e filiados na sede administrativa da entidade para uma tarde de atividades e confraternização.

A estudante de terapia ocupacional Pamela Figueiredo abriu a reunião com uma dinâmica de grupo, que contou com roda de dança e conversas motivacionais. Em seguida, a enfermeira Geane Patrícia Ferreira realizou um bate papo com as aposentadas e aposentados sobre câncer de mama, em celebração da campanha Outubro Rosa, que busca conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce. No Brasil, foram registrados cerca de 66 mil novos casos de câncer de mama, em 2021. O Sul e o Sudeste são as regiões do país com maiores taxa de incidência e de mortalidade da doença.

Após as atividades, ocorreu a leitura e aprovação da ata referente ao encontro do GT realizado em setembro, produzida pela aposentada Neide Brum, além do coffee break. Outro ponto de discussão no encontro, foram os informes sobre conjuntura política. A coordenadora geral Mariana Siqueira alertou os TAEs sobre os novos cortes de verba da educação, anunciados ontem pelo Governo Federal. Entre os impactos da decisão, citados pela coordenadora, a possibilidade de fechamento dos RUs e suspensão de programas de assistência estudantil, o que inviabiliza a permanência de muitos estudantes no ensino público superior.

“A reunião do GT de Aposentados foi muito bacana. Tivemos uma atividade de grupo bem calorosa e divertida; e um momento importante para ouvir orientações importantes, aprender e tirar dúvidas  sobre o câncer de mama com uma enfermeira especializada no assunto”,  declara a coordenadora Maria Aparecida de Oliveira, a Cida.

Os encontros do GT acontecem toda primeira quarta-feira do mês, às 14h, na sede administrativa do Sindicato. Avise os seus colegas e participe!