Nota da direção sobre o ponto facultativo do dia 17 de junho

0

Coerente com o seu histórico de defesa do usufruto do ponto facultativo aos servidores e servidoras que cumprem horários administrativos na UFPR durante a semana, incluindo as técnicas e técnicos que realizam esta mesma jornada no Complexo Hospital de Clínicas, exigimos do Reitor Ricardo Marcelo da Fonseca e da Superintendência do CHC uma posição clara quanto ao dia subsequente ao feriado de Corpus Christi.

Tem sido praxe a publicação de Portaria relacionada ao Ministério da Economia às vésperas de feriados, o que impossibilita qualquer tipo de planejamento por parte das trabalhadoras e trabalhadores. Isso é agravado porque a Reitoria da UFPR, diferente de outras importantes universidades, não tem tido a política de assegurar o ponto facultativo para todos os servidores administrativos que trabalham em dias de semana. A situação tem gerado revolta entre a categoria, que reivindica que o calendário da UFPR seja aplicado para todas as técnicas e técnicos RJU lotados nas diversas unidades da UFPR e CHC.

É preciso que a Reitoria estabeleça um procedimento padrão quanto aos dias de ponto facultativo. Também é necessário que a gestão da Universidade oriente as chefias imediatas, que não podem exigir a reposição das horas não trabalhadas de suas equipes.

Solicitamos que a questão seja analisada de maneira humana e empática pela direção da UFPR e do CHC, que prevaleça o bom senso, a isonomia e a justiça nesta decisão. Conceder o ponto facultativo e estendê-lo aos TAEs administrativos e que trabalham em dias de semana no Hospital de Clínicas, sem que haja qualquer prejuízo financeiro para os que usufruírem, é uma forma de reconhecer e apoiar o trabalho da categoria, sobretudo daqueles e daquelas que mantiveram o hospital para salvar vidas durante o período crítico da pandemia.

Compartilhar.

Autor

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR

Comments are closed.

X