Não é porque alguns se venderam que todos vão se vender, avisa nova coordenadora do Sinditest-PR

109
José Carlos de Assis, Carmen Luiza Moreira e Carlos Pegurski, os novos coordenadores-gerais do Sindites-PR.

José Carlos de Assis, Carmen Luiza Moreira e Carlos Pegurski, os novos coordenadores-gerais do Sindites-PR.

“A esquerda classista não é o PT. Mas nós temos a esquerda classista dentro do coração. Não é porque alguns se venderam que todos vão se vender.” O recado foi dado na noite de sexta-feira, 08, por uma das novas coordenadoras-gerais do Sinditest-PR, Carmen Luiza Moreira, durante a cerimônia de posse da nova diretoria do sindicato. Ao todo, são 35 novos dirigentes, que estarão à frente da organização durante o triênio 2016-2018. “Não tenham medo, jamais percam a coragem. O sindicato jamais vai apoiar qualquer reitor, governador ou presidente que não esteja junto às reivindicações o povo”, continuou a coordenadora.

Carmen Luiza também lembrou a diversidade da nova diretoria do Sinditest-PR, composta em sua maioria por mulheres, mas que também inclui LGBTs e negros. “Eu sou uma trabalhadora negra e terceirizada. Nunca poderia estar aqui se ainda fôssemos um sindicato presidencialista. Lá, as mulheres se calavam.”

A cerimônia de sexta-feira contou com a presença de representantes da Fasubra, a federação que organiza os sindicatos dos técnicos administrativos de todo o país, e da CSP-Conlutas, a central sindical à qual o Sinditest-PR é filiado.

Ela também oficializou a saída do Sinditest-PR do regime presidencialista para a diretoria colegiada. Nas palavras da ex-presidente do sindicato, Carla Cobalchini (que continua na nova gestão, embora não na linha de frente): “Hoje estamos enterrando um projeto de sindicato burocrático e centralizador”.

Carla também lembrou aquela que foi “talvez a maior batalha que a UFPR já viu”, a luta de trabalhadores e estudantes contra a adesão do Hospital de Clínicas à Ebserh, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. “Hoje, mesmo com o hospital privatizado, os trabalhadores continuam se erguendo contra as injustiças. Reconhecem na direção do sindicato um instrumento de luta, porque nos viram lutar.”

Para a ex-presidente, outro ponto importante na trajetória da antiga diretoria aconteceu em 2015, durante o episódio que ficou conhecido como “batalha do Centro Cívico”, no dia 29 de abril. “Não podemos pensar em 2015 sem lembrar o que foi a luta contra o Governo Beto Richa (PSDB). Não poderíamos estar em outro lugar se não ao lado daqueles trabalhadores”, disse, lembrando a participação ativa do Sinditest-PR durante os protestos dos professores da rede estadual de ensino. “Não é o Parlamento, nem simplesmente o nosso voto, que vão resolver os nossos problemas. A classe trabalhadora é a nossa alternativa.”

45

Toda a nova diretoria do Sinditest-PR.

Carlos Pegurski, da UTFPR, também um dos novos coordenadores-gerais, voltou ao tema. “Quem prendeu o Nicolas [Nicolas Pacheco, estudante preso pela Polícia Federal à época dos protestos contra a Ebserh] não é diferente de quem bateu nos professores”, comparou. Pegurski voltou a salientar a diversidade da nova diretoria. “Apesar de virmos de tradições de militância e organizações diferentes, é possível assinar embaixo do que cada um disse aqui. Porque não existe casuísmo.”

José Carlos de Assis, o últimos dos coordenadores-gerais a falar, rebateu as acusações que a última diretoria recebeu, de truculência e de pouca disposição para o diálogo. “Nós negociamos, sim. Mas não aceitamos nenhum direito a menos para o trabalhador. Aí, não tem conversa. Isso nós não aceitamos”, garantiu. “Nas eleições de novembro, nós vencemos uma chapa ligada à reitoria e outra ao governo federal. A classe trabalhadora votou em peso na gente. Ela quer um sindicato do trabalhador”, concluiu.

Além da nova diretoria, tomaram posse na sexta-feira os novos membros do Conselho Fiscal.

Sandoval Matheus,
Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR.

Compartilhar.

Autor

109 Comentários

  1. social values definition followers vs connections on linkedin , strategic planning process journal pdf. community definition a level biology lyrica no prescripion what is lyrica , community definition science example community acquired pneumonia treatment outpatient community action rochester nh , community first credit union fl environments in africa? community action partnership email community acquired pneumonia vs hospital acquired pneumonia, community america raytown culture quilt.
    community action council georgetown road , community definition cambridge culture japan vernon community action council leesville la.

  2. kaspersky antivirus 2020 software download drawing program website to buy autocad lt 2020 software for students. jamb cbt software 2020 download free open source office software for mac engeeeneringu#$sssaunnplus , workforce software vision 2020. office software recommend, autocad 2020 software requirements office hours software best antivirus software 2020 free. office hours software adobe photoshop 2020 software free download, 2020 software bug.

Leave A Reply

X