Não à privatização da Copel

O Sinditest-PR, por meio desta nota, expressa veementemente sua repulsa e oposição à privatização da Companhia Paranaense de Energia (Copel). Somos contra os ataques do Governo Ratinho Jr a esse importante patrimônio público e estratégico para o estado do Paraná. Nosso posicionamento, referendado em Assembleia, reflete a percepção da base de que este é um bem, construído pela classe trabalhadora, inegociável.

A venda da Copel representa uma afronta à população, que acredita, confia e se vê refletida na marca. O enfoque empresarial adotado pela empresa, longe de modernizar e acessibilizar o acesso à energia elétrica, tem como resultado sabido a precarização do trabalho e o encarecimento dos serviços.

Para os empregados e empregadas, a privatização significa piora nas condições de trabalho em benefício de acionistas que obtêm lucros exorbitantes. Vale lembrar, que a situação dos funcionários da Companhia já é preocupante, com os terceirizados trabalhando em condições precárias.

Apesar de entusiasta do desmonte de bens públicos, o atual governador Ratinho Junior (PSD) foi eleito com a promessa de manter o controle do governo do Estado sobre a Copel. Agora, muda o seu discurso e comete estelionato eleitoral, coordenando uma série de tentativas de destruição de instituições dos paranaenses.

Mas a Copel, mais uma vez, resistirá. Ao longo dos anos, a mobilização popular em defesa da empresa impediu a sua destruição. Desta vez, não será diferente. Juntos, funcionários, população e entidades sindicais, reverteremos esse processo.

O Sinditest-PR reforça seu compromisso com a defesa dos interesses das trabalhadoras e dos trabalhadores e da população paranaense. A privatização da Copel representaria um retrocesso grave, comprometendo a qualidade dos serviços prestados, precarizando as condições de trabalho e afetando negativamente o desenvolvimento do Paraná. Nesse sentido, repudiamos veementemente a privatização da Copel e nos somamos a todos os movimentos e entidades que lutam em defesa dessa importante estatal.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR