Na terceira semana de greve servidores lotam o RU Central da UFPR

Com o RU Central da UFPR ocupado na manhã de hoje (09) mais de 250 servidores (as) iniciaram a terceira assembleia geral de greve. Neste início do movimento grevista os técnicos concentraram as discussões na conjuntura política nacional e internacional, nas atividades e organização da greve. Ainda, às 14 horas de hoje haverá reunião do Comando Local de Greve no Pátio da sede central da UTFPR, em Curitiba. Nesta quinta-feira, 11 de junho, haverá um ato dos TAEs na reunião do Conselho Universitário da UFPR, com concentração a partir das 08 horas no RU. O ato na Praça Santos Andrade marcado para o mesmo dia foi transferido para a próxima semana.

Greve entra na terceira semana com grande participação dos TAEs.

Esta greve começa com características bastante distintas de greve anteriores, com ar renovador e com muito mais força. Sintoma disto foi a presença de aproximadamente 600 servidores (as) na primeira assembleia de greve, no dia 29 de maio, com maciça participação de servidores do interior do estado. Neste instante, sete delegados (as) representando os trabalhadores da base do Sinditest estão em Brasília nas atividades do Comando Nacional de Greve.

Para Carla Cobalchini, diretora do sindicato, neste momento em que a greve começa a ficar em pé é preciso ainda mais comprometimento dos trabalhadores com a luta. “Nós precisamos dar visibilidade a nossa greve, nada vai fazer o governo negociar se não mostrarmos a nossa força”. Carla chamou atenção dos servidores para os ordenados ataques do governo contra o conjunto dos trabalhadores. “O mais importante dessa greve é entender que os ataques que estamos sofrendo não vão cessar. O PL 4330, as MPs 664 e 665, o corte no orçamento, não são os últimos golpes dos empresários e do governo”.

asd“A crise vai passar pro banqueiro, pro dono de empresa, mas não vai passar pra nós”, afirma Carla.

A greve dos servidores estaduais contra o governo Beto Richa do PSDB, segue sendo a bússola para as mobilizações, para a greve dos servidores federais e para a construção da greve geral no Brasil. Mariane Siqueira, servidora da UFPR Curitiba, apontou a greve geral de 24 horas que está acontecendo hoje na vizinha Argentina, contra a política do governo de Cristina Kirchner que atinge diretamente os trabalhadores. Mariane salientou: além dos cortes na educação, o governo Dilma vai privatizar quatro aeroportos, nos mesmos moldes que FHC, entregando diretamente para a iniciativa privada. Segundo Mariane é possível fazer a greve geral no país a exemplo do que os servidores estaduais fizeram no Paraná.

“Vamos seguir o exemplo dos servidores estaduais”, convida Mariane.

Organização em debate

Os servidores debateram questões mais pontuais na organização da greve nesta manhã. Em votação sobre a transmissão das assembleias, ficou decido que por enquanto as reuniões serão gravadas e posteriormente difundidas pela internet. Nas reuniões do CLG serão feitas mais análises sobre a transmissão em tempo real.

A descentralização das assembleias de greve foi outro assunto debatido entre os grevistas. As assembleias gerais da greve deverão ocorrer também na sede da UTFPR de Curitiba. O Comando Estadual da Greve ficou com a tarefa de aprofundar as reflexões sobre o assunto.

Além disto, os (as) servidores (as) encaminharam que as assembleias de base aprovem indicativo de boicote ao SISU (Sistema de Seleção Unificada), que será encaminhado para o Comando Nacional de Greve para avaliação e aprovação em âmbito nacional.

José Carlos Assis, diretor do Sinditest.

Atividades da greve

Ficou aprovado na assembleia de hoje o curso de formação política, que será realizado todas as quintas pelo Instituto Latino-Americano de Estudos Socieconômicos, o ILAESE.  Haverá também a realização do Cine Debate da Greve, a ser organizado.

Calendário da greve

Ato dos TAE’s no COUN