Morre Avelino Domingos, Coordenador de Formação e Política Sindical do SinditestPR

Dirigente Sindical era aposentado pela UTFPR, tendo desempenhado suas atividades no Campus Medianeira.

O coordenador Avelino Domingos morreu na última segunda-feira (08), em Itapema/SC, durante as férias de verão que passava junto à família.

Nosso colega trabalhou na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Medianeira, durante 34 anos. Na universidade, realizou atividades no Departamento de Serviços Gerais.

Avelino se aposentou em junho de 2023, mantendo forte presença na Instituição e continuou participando das ações na luta em defesa da categoria dos técnicos administrativos em educação.

O técnico aposentado passou por muitas situações que precisaram de enfrentamento junto à administração do antigo CEFET. Com sua luta, em greves e debates, se constituiu num exemplo como filiado da base e, venceu juntos com seus colegas muitas greves que beneficiaram toda a categoria. Graças a sua atuação congregou e ensinou muitas pessoas sobre a importância da luta coletiva em prol da categoria.

Em 2011, umas das lutas foi pelo direito para que todos os técnicos da UTFPR tivessem a paridade na hora de escolher o Reitor e, então a conquista de 30 horas que se iniciava.

O companheiro e coordenador sindical Eliseu lembra que “Avelino tinha um apreço pelo Sindicato… e atualmente na direção pretendia deixar um legado com o exemplo das batalhas e lutas. Sempre pensou no coletivo para melhorar para todo mundo… acompanhando constantemente todas as notícias da Fasubra para ajudar a categoria.”

Nascido em Dois Vizinhos, tinha 61 anos, além de Medianeira, havia residido em Santa Helena, onde também atuava junto aos colegas da UTFPR daquele Campus e uma das suas últimas participações como diretor sindical, antes do recesso de final de ano, foi no mês de dezembro em uma Confraternização.

Os Coordenadores e as Coordenadoras da Diretoria Colegiada do Sinditest-PR, em meio ao pesar pela perda, manifestam total solidariedade aos amigos e familiares.

Avelino, presente! 🖤