Moção de apoio ao Movimento de Estudantes Indígenas da UFPR

O Comando de Greve dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vem a público manifestar seu apoio à ocupação realizada pelo movimento de estudantes indígenas da UFPR, reconhecendo-a como um mecanismo legítimo de luta para que suas pautas sejam atendidas, especialmente a necessidade urgente de moradia estudantil indígena.

Todos os anos, a UFPR recebe diversos estudantes indígenas de várias regiões do país. No entanto, ao chegarem à universidade, esses estudantes frequentemente se deparam com a ausência do básico para sua permanência: a moradia estudantil.

A UFPR está atrasada em relação a outras universidades que já oferecem moradia para estudantes indígenas. É fundamental que a universidade seja um espaço acolhedor e garanta a permanência de seus estudantes, especialmente daqueles que pertencem a grupos sistematicamente marginalizados e que enfrentam a violação de seus direitos e territórios desde a invasão europeia até os dias de hoje.

Defendemos uma universidade pública, gratuita, de qualidade, que assegure não apenas o acesso, mas também a PERMANÊNCIA dos estudantes.

Por uma moradia estudantil indígena JÁ!

Por uma política de permanência que de fato garanta a permanência estudantil!

pelo: Comando Local de Greve UFPR