Marcha pela Diversidade acontece no próximo domingo em Curitiba

A Marcha pela Diversidade será realizada em Curitiba no próximo domingo, dia 22 de maio. A manifestação marca o encerramento da semana de debates, oficinas e seminários que começou na segunda, 16, em diversos órgãos públicos e privados da cidade, em defesa dos direitos da comunidade LGBT.

O Sinditest-PR participou da organização e patrocina a Marcha pela Diversidade, por meio de sua diretoria de Combate a Opressões. Os principais organizadores, porém, são o Transgrupo Marcela Prado, o Grupo Dignidade e a União Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais Travestis e Transexuais (UNA LGBT).

A Marcha de domingo é uma forma de celebrar, politicamente, o dia 17 de maio, considerado o Dia Internacional Contra a Homofobia e a Transfobia. Foi nessa data, em 1990, que a homossexualidade foi retirada da Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A concentração para o ato acontece na Praça Santos Andrade, a partir das 13h30. Haverá oficina de cartazes. A saída em passeata está prevista para as 14 horas, com passagem pela Rua João Negrão e Avenida Marechal Deodoro até a Praça Zacarias, com encerramento na Avenida Luiz Xavier, no marco do relógio da Boca Maldita.

A Marcha do próximo domingo não se confunde com a Parada da Diversidade LGBT, que em 2016 acontecerá em Curitiba, no dia 13 de novembro. “A Parada acontece um dia, é um evento social, de visibilidade, festivo. A Marcha, e todos os debates que a antecederam, se pretende mais política, como um fórum de discussão”, esclarece Anderson Spier Gomes, da diretoria de Combate a Opressões do Sinditest-PR.

Sandoval Matheus,
Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR.