Lei que garante espaços de descanso para profissionais da enfermagem entra em vigor

Vitória da categoria! Na última quarta-feira (21), entrou em vigor a Lei 14.602/23, que estabelece a obrigatoriedade de instituições de saúde, tanto públicas quanto privadas, disponibilizarem locais exclusivos para descanso de enfermeiros, parteiras, técnicos e auxiliares de enfermagem. A medida, que visa assegurar o bem-estar e a saúde desses profissionais, é uma reivindicação antiga das técnicas e dos técnicos administrativos em educação da base do Sinditest-PR lotados no Complexo Hospital de Clínicas.

Pela nova lei, os ambientes destinados ao descanso devem ser arejados, possuir banheiro, contar com mobiliário adequado e proporcionar conforto térmico e acústico. Além disso, o espaço disponibilizado deve ser compatível com a quantidade de profissionais que atuam diariamente na instituição.

“Essa conquista é resultado de uma luta antiga por mais dignidade para o pessoal da enfermagem. Sempre defendemos condições dignas de trabalho para a categoria. São esses profissionais que constroem e sustentam a saúde pública no Brasil, portanto merecem todo reconhecimento. Como Sindicato, estaremos vigilantes quanto a implementação da lei no CHC”, finalizou o coordenador Marcello Locatelli.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR