Impactos do pagamento da dívida pública na educação

a20Segundo FASUBRA, apenas cinco horas de suspensão da dívida pagaria reajuste aos trabalhadores em greve

O Comando Nacional de Greve participou na manhã de terça-feira, 18, do Seminário Regional “A corrupção e o sistema da dívida”, no Auditório da Reitoria da Universidade de Brasília.  O evento promovido pela Associação Auditoria Cidadã da Dívida (ACD) em parceria com a UNBTV e o Núcleo-DF, reuniu representantes de entidades de movimentos sindicais, movimentos sociais, professores da universidade e o reitor Ivan Camargo.

De acordo com a associação, a maior corrupção que existe no país é a corrupção “legalizada” no Sistema da Dívida, que consome quase metade do orçamento federal, grande parte dos orçamentos estaduais e até municipais. Tudo isso sem transparência.  O objetivo do seminário seria trazer o assunto às claras para a sociedade.

Palestras

Maria Lúcia Fattorelli Carneiro, coordenadora nacional da Auditoria Cidadã apresentou a primeira palestra sobre o Orçamento Geral da União, em que a dívida pública (R$ 978 bilhões) consome quase metade dos recursos. Em 2014, foram executados R$2,168 trilhões. De 45,1% gastos com juros de amortizações da dívida, apenas 3,7% são gastos com educação e 4% na área da saúde.  Segundo Maria Lúcia, a auditoria da dívida prevista na Constituição Federal ainda não foi realizada e este ano a dívida consumirá R$ 3,8 bilhões por dia.

Ramon Restes Bentivenha, membro da Comissão Especial de Controle Social dos Gastos Públicos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), apresentou a segunda palestra sobre as duas opções do cidadão brasileiro, continuar na inércia ou exigir a auditoria da dívida. Na ocasião, Bentivenha falou que a dívida impede a vida digna e o atendimento aos direitos humanos, sob a luz da legislação. Falou sobre a CPI da dívida instalada em agosto de 2009 e concluída em 11 de maio de 2010, em que foram identificados graves indícios de ilegalidade da dívida pública. Falou do exemplo de ética e cidadania do Equador, que criou em 2009 uma Comissão de Auditoria Oficial por decreto. O resultado foi o declive da dívida e aumento com gastos sociais.

A FASUBRA Sindical em depoimento apresentou os impactos da dívida pública a partir dos cortes de orçamento nas universidades e na vida dos trabalhadores técnico-administrativos em greve. “É estarrecedor quando constatamos através de dados, que o Brasil sendo a sétima economia mundial, continua sofrendo o complexo do colonialismo. O Brasil foi saqueado no início da sua colonização, e hoje o saque continua por meio do pagamento da dívida pública”, disse a representação da FASUBRA.

Ajuste fiscal

De acordo com a FASUBRA, o ajuste fiscal impactou significativamente as universidades. Foram três cortes neste ano.  O primeiro corte afetou a parte de custeio de capital. A universidade nos últimos 12 anos apresentou avanços em investimentos e obras, porém, a FASUBRA considera que o corte de 9,4 bilhões no orçamento das universidades foi um golpe contra a continuidade de projetos importantes, “sem uma universidade forte, sem produção do conhecimento e a formação de profissionais de forma libertária e transformadora, não teremos jamais uma nação desenvolvida”, disse a representação da entidade. Para o movimento sindical, a greve não é apenas por reajuste salarial, mas pela defesa de uma concepção de estado, de um modelo de universidade que tenha como premissa o exercício pleno de sua autonomia e democracia. Para que isso   aconteça é necessário financiamento.

Estudantes e terceirizados

Houve uma diminuição de recursos de assistência estudantil, corte de bolsas, atraso no pagamento de empresas terceirizadas. Por esse motivo algumas universidades atrasaram o início do semestre letivo, por falta de condições de higiene e limpeza do local. Também houve a suspensão de concursos já previstos e corte nas políticas de pós-graduação.

A FASUBRA avalia que o corte atende interesses internacionais. Sem novas tecnologias e patentes, cada vez mais o Brasil pode aumentar sua dependência.

Corte em políticas da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que realiza a política de educação à distância, com prejuízo de cidadãos que só tem acesso à educação na modalidade de Educação à Distância (EAD).

“A universidade foi profundamente afetada e isso compromete o maior slogan da campanha da presidente Dilma – Brasil, pátria educadora – e nós sabemos que para essa nação ser de fato uma pátria educadora, deveria ter sido ampliado o orçamento para financiamento da educação e nunca diminuído”, afirmou a representante da federação.

a21

Valores da dívida segundo dados da ACD

O pagamento de um dia da dívida = 3 bilhões e 8milhões.

Para atender a pauta de greve dos trabalhadores técnico-administrativos hoje, seria necessária apenas uma hora da suspensão da dívida = 158 milhões.

Se cinco horas do pagamento da dívida fossem destinadas aos trabalhadores, pagariam todo o reajuste reivindicado pelos trabalhadores.

10 dias de suspensão da dívida pagaria o reajuste do Serviço Público Federal.

Apenas dois dias e meio de suspensão da dívida evitaria o corte nas universidades.

A FASUBRA reitera que a greve dos trabalhadores técnico-administrativos em educação continua forte, na luta por dignidade, respeito, pela democratização, contra o preconceito e discriminação, por uma universidade referenciada socialmente que cumpra seu papel como instituição estratégica para desenvolvimento e soberania da nação.

Por Luciana Castro

Fonte: FASUBRA Sindical

1. positive feedback loop picture culture language , positive quotes short and sweet. united community action partnership buy Pregabalin buy lyrica , community action quincy fl environments numero group positive feedback loop upsc , positive quotes for work community health center burlington? positive pregnancy test at 4 weeks positive happy quotes, followers horror movie positive quotes you can do it.
    positive reinforcement kittens , community action partnership employment environments denver positive h words.

2. 2020 design software phone number drawing program website to buy Autocad z office software. software development 2020 delphi software 2020 download engeeeneringu#$sssaunnplus , qsat software 2020. free office software for university students, best paid software for pc 2020 free tax software 2020 irs office software download settings. dental office xpress software free screenwriting software 2020, 2020 software free download.

3. You’re so awesome! I don’t think I have read something
    like that before. So good to discover somebody with
    a few genuine thoughts on this subject. Seriously.. thanks for
    starting this up. This web site is something that’s needed on the
    internet, someone with a bit of originality! http://cialllis.com/

4. Undeniably imagine that which you stated. Your favorite justification seemed to be on the net the easiest thing to take note of.
    I say to you, I definitely get irked while people consider issues that
    they just do not understand about. You managed to hit the nail upon the highest
    as smartly as defined out the whole thing with no need side-effects , other
    people can take a signal. Will likely be again to get
    more. Thank you http://herreramedical.org/azithromycin

5. Pingback: cytotmeds.com

6. Pingback: side effects 20 mg prednisone

7. Pingback: hydroxychloroquine stock ticker

8. Pingback: what is dapoxetine citrate tablets

9. Pingback: online dating for free without credit card

10. Pingback: buy priligy no prescription

11. Pingback: coupons for albuterol

12. Pingback: generic ivermectil does not work

13. Pingback: order stromectol online

14. Pingback: how many mg of dapoxetine should i take

15. Pingback: acheter du clivermectin

16. Pingback: plaquenil 400 mg capsule price

17. Услуги консультации психолога. Консультация по Skype Онлайн-консультация у
    психолога. Опытные психотерапевты и психологи.

Услуги аналитического психолога, психотерапевта.
    Онлайн консультация. Психотерапия онлайн!
    Психотерапия онлайн!

18. Pingback: ivermectin tablets cost