Humanas, Sacod e Exatas da UFPR realizam assembleias locais para organizar as lutas

Sinditest-PR realizou três assembleias locais com técnicos administrativos em educação (TAEs) dos setores de Ciências Humanas, Ciências Exatas e o Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os encontros ocorreram entre segunda e terça-feira (30/09 e 01/10).

Entre as pautas discutidas nas reuniões esteve a crise financeira causada pelos cortes na Educação, o Decreto 9.991/2019, o pagamento das FGs e eleição de delegados e delegadas de base.

Segundo o diretor do Sinditest-PR Olivir Freitas, os encontros fazem parte do compromisso do Sinditest-PR em construir as diversas formas de resistência com a participação efetiva da base.

Por isso, em todas as três reuniões também se discutiu a necessidade da mobilização e da participação dos técnicos e técnicas nas atividades locais e nas mobilizações, sobretudo como estratégia de luta para a defesa dos direitos dos servidores das universidades federais.

Os TAEs se sentiram acolhidos pelo sindicato e ressaltaram a importância da presença do Sinditest-PR nas bases.

Humanas

Na assembleia local do Setor de Ciências Humanas, os técnicos e técnicas optaram por realizar uma mobilização interna durante a Greve da Educação 48h, propondo um diálogo com a comunidade local. “Está acontecendo um Congresso no Setor, então os servidores decidiram por manter o evento como uma forma, inclusive, de manter a resistência”, contou Olivir.

Representantes da base

No Sacod, os técnicos administrativos elegeram Thiago Zimermann como novo delegado de base. Os servidores dos outros dois setores optaram por fazer uma discussão interna antes da eleição, que deverá ocorrer em reuniões próximas.

Para isso, ficou determinado que novas assembleias serão realizadas, com datas que serão divulgadas em breve.

Fonte: Sinditest-PR