HC: exame único no Paraná não está sendo realizado por falta de materiais

Pacientes da Função Pulmonar do Hospital de Clínicas, único local a realizar o exame de espirometria no Paraná, sofrem com a falta de materiais. Há mais de 10 dias, exames realizados no espirômetro de volumes e difusão não são impressos. De acordo com denúncias dos trabalhadores e trabalhadoras do setor, o equipamento é antigo e só aceita um tipo de impressora. O último tonner acabou e até o momento a gestão não providenciou a sua reposição.

Pacientes com asma, DPOC, bronquite, bronquiectasia, enfisema, fibrose cística, sarcoidose ou fibrose pulmonar devem fazer espirometria periodicamente (de três em três meses, ou de seis em seis meses). O exame, que avalia o efeito do tratamento médico na doença, também é solicitado para pacientes pré-cirúrgicos, incluindo o TMO. “Não é justo pacientes graves serem prejudicados, virem de longe e chegarem aqui e não serem atendidos com a dignidade que todo ser humano merece”, lamentam.

Recursos

Proveniente da Associação Amigos do HC, uma verba própria de R$ 15 mil serviria para solucionar o problema. Os(as) trabalhadores(as) já solicitaram para que a direção do Hospital autorizasse o uso deste recurso, mas até o momento nada foi feito. “A partir de amanhã não temos mais filtros para realizar estes exames e a não realização acarreta muitos prejuízos à saúde dos pacientes”, relatam os(as) funcionários(as). Vale ressaltar, que cada filtro foi orçado em aproximadamente R$7.

O Sinditest acompanha de perto esta questão.

Silvia Cunha,
Assessoria de Comunicação e Imprensa Sinditest-PR