GT discute implantação do teletrabalho na UFPR

Publicada pelo Ministério do Planejamento em agosto do ano passado, a Instrução Normativa (IN) 01/2018 que regulamenta o regime de trabalho remoto no poder executivo federal. Estão previstas três modalidades na IN: teletrabalho, semipresencial e por tarefa. Para propor a implantação de uma experiência-piloto com essas novas possibilidades na UFPR, um grupo de servidoras e servidores técnico-administrativos criaram o Grupo de Trabalho (GT) itinerante da IN 01/2018, que tem se reunido semanalmente para montar uma proposta de resolução sobre o assunto.

O GT, que já se reuniu nos setores de Educação, Ciências Humanas, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Exatas e na PRPPG, tem o apoio do Sinditest-PR. A reunião mais recente aconteceu na última segunda-feira (13) no Edifício Dom Pedro II, e serviu para dar continuidade à redação da proposta. De acordo com o coordenador do sindicato Olivir Freitas, a adoção de um projeto-piloto será benéfica tanto para a Universidade como para os TAE. “A oportunidade de realizar algumas tarefas remotamente pode impactar positivamente na qualidade de vida da categoria, enquanto que também facilita algumas questões operacionais e logísticas na UFPR. Estamos apoiando a iniciativa e garantindo a autonomia do GT porque entendemos que, com a redação dessa proposta pelos próprios TAE, todo mundo sai ganhando”, explicou Olivir.

Documento estipula regras para adoção do programa

A proposta que está sendo elaborada desde o ano passado oferece justificativas jurídicas e operacionais para a experiência-piloto na Universidade. O texto também apresenta possíveis regras, direitos e procedimentos que deverão ser adotados pelos trabalhadores que optarem por aderir ao futuro programa. Caso a proposição seja aprovada, a ideia é que seja criada uma Comissão de Implementação e de Avaliação do Trabalho Remoto na UFPR (CIATRe), composta por servidores técnico-administrativos, docentes, estudantes e um representante da Administração da Universidade. O grupo teria a tarefa de acompanhar o andamento da experiência e propor eventuais ajustes para que os TAE que trabalharem à distância tenham condições laborais adequadas. O texto da proposta ainda receberá ajustes e contribuições nas próximas reuniões do GT. Na semana que vem será a vez do Setor de Ciências Agrárias sediar a reunião do GT.

Reunião do GT sobre a IN 01/2018

Data: 20/05 (segunda-feira)

Local: Setor de Ciências Agrárias (Prédio da Direção, sala J10)

Fonte: Sinditest-PR