Greve dos trabalhadores da Funpar: a luta continua

A greve da Funpar teve adesão massiva da categoria. Mesmo com chuva e garoa, não teve tempo feio que assustasse os trabalhadores e trabalhadoras da Funpar neste primeiro dia de greve em defesa de seus empregos. (confira a galeria de fotos aqui)

Já no início da manhã, representantes da Funpar chamaram os sindicatos e trabalhadores para negociação.

Greve dos trabalhadores da Funpar: a luta continua

Os trabalhadores da Funpar, reunidos e mobilizado em frente ao Hospital de Clínicas decidiram, por unanimidade, pela manutenção da greve por tempo indeterminado e aprovaram um calendário de atividades.

Posted by Sinditest-PR on Monday, November 11, 2019

A reunião, ocorrida às 9h no Sinditest-PR, não trouxe qualquer novidade pela patronal. Permanece o discurso de que há disposição financeira para realizar as demissões e que, em caindo o dinheiro na conta, estas serão efetivadas. A única garantia, consignada em ata, dada pela Funpar é de que não realizará demissões, independentemente dos prazos estabelecidos, sem que haja recursos para o pagamento integral das indenizações e verbas rescisórias.

Do outro lado, os trabalhadores e sindicatos fizeram a proposta de que fosse afastada qualquer demissão até o final do prazo dado na ACP, em 24/11/2019, para que se possa retomar as negociações junto ao MPT, UFPR e Ebserh acerca da manutenção dos empregos.

Os representantes da Funpar disseram não poder se comprometer com tal solicitação, mas demostraram a disposição de procurar a UFPR e a Ebserh na busca de uma solução para esse impasse. Os trabalhadores também denunciaram a intenção da empresa de substituir a mão de obra dos trabalhadores da Funpar por terceirizados, precarizando ainda mais o vínculo e as relações de trabalho dentro do HC.

Diante disto, os trabalhadores da Funpar, reunidos e mobilizado em frente ao Hospital de Clínicas decidiram, por unanimidade, pela manutenção da greve por tempo indeterminado e aprovaram o seguinte calendário de atividades:

11/11 – tarde e noite (até às 20h):

Concentração na barraca da greve, montada na praça da Central de Agendamentos;

Formação de comissões de sensibilização para dialogar com os colegas do vespertino e do noturno sobre a importância da adesão à greve na luta pela manutenção dos empregos.

12/11:
7h – concentração dos trabalhadores na praça da Central de Agendamentos;

8h – concentração e ato no pátio da Reitoria da UFPR;

11h – Marcha em Defesa dos Empregos e contra a precarização do HC, pelo centro de Curitiba.

Fonte: Sinditest-PR