Greve da Educação: Assembleia comunitária na UFPR e ato público pelo NÃO ao Future-se

Na última terça-feira (13) a agenda do Sinditest-PR esteve repleta de atividades no dia da Greve Geral da Educação.

Pela manhã, o sindicato participou da reunião sobre o projeto Future-se, no Setor de Artes, Comunicação e Design (SACOD) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

No período da tarde, as três categorias da comunidade acadêmica (técnicos administrativos, docentes e estudantes) se encontraram em assembleia comunitária para discutir ações em defesa das universidades federais e as ameaças que o programa Future-se representa para as instituições.

A atividade teve início às 15h, no Teatro da Reitoria da UFPR, e aqueceu os participantes para o ato público que aconteceria mais tarde, na praça Santos Andrade.

Por unanimidade, o projeto do Governo Federal foi rejeitado em todos os pontos. As categorias também se uniram para que a UFPR repudie oficialmente o documento – assim como outras universidades federais do país já estão fazendo.

Para trazer a população brasileira para a luta em defesa da educação, um dos desafios é fazer com que a população entenda o Future-se exatamente como ele foi desenhado pelo Ministério da Educação: um projeto para sucatear o ensino superior público, em troca do enriquecimento das elites.

Depois do encerramento da assembleia, os participantes se dirigiram para o ato público, que contou com a participação de outros setores da sociedade, para fortalecer ainda mais as instituições federais de ensino superior como riquezas do povo brasileiro.

E é com o povo que elas devem ficar.

Acompanhe os principais momentos da mobilização da última terça-feira:

Terça-feira (13) foi dia de Greve Geral da Educação. Dia de luta! Assista ao vídeo da assembleia comunitária e dos principais momentos do ato público em defesa da educação:

Posted by Sinditest-PR on Friday, August 16, 2019