Governo abrirá negociações com as servidoras e servidores públicos na próxima terça-feira (07)

*Com informações da Fasubra

A FASUBRA, federação ao qual o Sinditest-PR faz parte, participou nesta segunda-feira (30), no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), de reunião preparatória para a reinstalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente, que ocorrerá na próxima terça-feira (07), às 10h, no auditório do Bloco K da Esplanada dos Ministérios. O encontro contou com as presenças da ministra do MGI, Esther Dweck, do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, do secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça, e do secretário-executivo do Ministério do Trabalho, Francisco Macena, e demais assessores.

Na ocasião, que marcou o início das discussões sobre a formalização da Mesa de Negociação com o serviço público, representantes de entidades do FONASEFE e do FONACATE cobraram que o governo acelerasse a proposta de recomposição salarial das categorias e a revogação de vários decretos e instruções normativas que atingem os servidores públicos federais, como a Portaria 10.723/2022, que trata da redistribuição de cargos efetivos ocupados na Administração Pública Federal.

O próprio presidente Lula, em evento no Palácio do Planalto no último dia 18, reconheceu a defasagem salarial das servidoras e servidores do Executivo. “O nosso lema é união e reconstrução desse país porque pegamos o país semidestruído. A Comissão de Transição encontrou todas as áreas do governo muito, muito fragilizadas. Para dar um exemplo, o servidor público federal ficou sete anos sem receber um aumento de salário”, destacou.

Marcado para a próxima terça-feira (07), o evento de reinstalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente, que oficializa a abertura das negociações com as categorias, contará com a presença de nove ministros de Estado e representantes das entidades das servidoras e servidores públicos, além das centrais sindicais e parlamentares.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR