Funpar volta à mesa, mas ainda não tem contraproposta

Abagge: planilhas com impactos financeiros ainda estão "sendo elaboradas".

Abagge: planilhas com impactos financeiros ainda estão “sendo elaboradas”.

A comissão de negociação patronal do acordo coletivo dos trabalhadores da Funpar/HC ainda não apresentou uma contraproposta à pauta de reivindicações dos funcionários da Fundação.

Na reunião desta quarta-feira, 11, o advogado Luiz Antonio Abgge, do corpo jurídico da Funpar, alegou que a planilha com os impactos financeiros dos reajustes reivindicados pelos trabalhadores ainda está sendo elaborada.

A pauta do movimento foi apresentada, via ofício, no último dia 12 de abril. A data-base venceu no dia 1º de maio.

Abagge também justificou que não teria como apresentar uma contraproposta no momento, já que o superintendente do Hospital de Clínicas, Flávio Tomasich, está em viagem, e precisaria ver os números antes. “Se o reajuste será de 1 ou 10%, é no pé dele que vai doer.”

Os trabalhadores Funpar/HC pedem reajuste de 20,16%, referentes à inflação acumulada no último período, perdas salariais que vêm desde 1994 e mais um ganho real de 3%.

O advogado disse que a planilha prevendo os impactos financeiros deve ficar pronta na próxima segunda-feira. Uma nova reunião ficou marcada para quarta-feira, 18, às 10 horas, na sede do Sinditest-PR.

Para Sinditest-PR, Funpar tenta ganhar tempo

“O Abagge só se reuniu com a gente para cumprir a determinação judicial de ontem [do TRT]”, julgou Carmen Luiza Moreira, coordenadora-geral do Sinditest-PR. “Provavelmente essa planilha já está pronta. A ideia é não negociar. Ele quis medir forças, foi derrotado ontem, obrigado a sentar com a gente, mas agora quer ganhar tempo.”

Carlos Pegurski, também coordenador-geral do sindicato, vai na mesma toada: “Havia um acordo, inclusive manifestado pelo reitor Zaki Akel Sobrinho, de que a dúvida era apenas sobre com qual sindicado negociar, mas que a pauta negociada seria aquela apresentada por nós em abril. Então, ela já deveria estar encaminhada”.

Sandoval Matheus,
Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR.