Funpar: Assembleia aprova por unanimidade pauta do ACT 2018/2019

Trabalhadores e trabalhadoras da Funpar aprovaram por unanimidade, hoje pela manhã (18), a pauta do Acordo Coletivo de Trabalho da categoria. Coube à Comissão Obreira, eleita democraticamente pelos(as) próprios(as) fundacionais, apresentar em assembleia as principais reivindicações para este ano e o próximo, com destaque para os seguintes pontos: manutenção dos empregos até que todos(as) se aposentem, reposição da inflação (INPC 30 de abril até 1º de maio de 2018) e das perdas salariais históricas da categoria, aumento real de 10%, base de cálculo adicional de insalubridade conforme o piso da categoria, além do aumento do auxílio alimentação para R$32,83 de acordo com a tabela da ASSERT.

Relatórios produzidos pelo DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos embasaram a elaboração das propostas econômicas. De acordo com a entidade, as perdas históricas da categoria Funpar/HC estão acumuladas em 4,98% de junho de 1994 a abril de 2017.

Agora, Comissão Obreira e Sindicato têm como principal objetivo reparar os prejuízos sofridos ao longo dos anos e garantir o sucesso na negociação com a patronal. “Tudo o que pedimos aqui vai depender da nossa mobilização, ainda mais pelo momento econômico que nós estamos vivendo. O trabalho que nós fizemos foi a consulta das propostas, a aprovação depende da força e da união de todos vocês”, afirmou a trabalhadora Rosaninha Silva, da Comissão Obreira.

Pautas Sociais

Não ficam de fora das propostas do novo ACT a inclusão de pautas sociais. Os(as) trabalhadores(as) da Funpar exigem a inserção de uma série de cláusulas que visam o aumento da qualidade de vida e a melhoria das condições de trabalho.

Nas negociações com a patronal, cabe a Comissão Obreira, representando a base, pleitear: jantar de qualidade para o pessoal do noturno, vale-alimentação com desconto de 1 a 4% do valor do benefício, obrigatoriedade das homologações de rescisões no Sindicato, estabilidade de cinco anos pré-aposentadoria, licença para participação em eventos artísticos e culturais de 15 dias, assistência médica de emergência nos Ambulatórios dos Funcionários e Casas, dentre outras propostas aprovadas pelo pessoal Funpar.

“Vamos pedir sem ter vergonha alguma. É um olho no gato (Patronal) outro no peixe (Reforma Trabalhista). Essa equipe da Comissão Obreira não dorme no ponto e me dá o maior orgulho. A gente tem plenas condições de fazer o melhor acordo coletivo da história”, enfatiza a coordenadora de Comunicação do Sindicato Carla Cobalchini.

Lançamento da Campanha

Os(as) trabalhadores(as) fundacionais se reúnem novamente nesta sexta-feira, dia 20. Desta vez, para o lançamento oficial da campanha do ACT, que tem como slogan “Mexeu com um, mexeu com todos! Ninguém fica pra trás! Respeito e dignidade sempre”.

A mobilização está marcada para às 7 horas, com café da manhã nas mesas do pátio do anexo B. De lá, os(as) trabalhadores(as) seguirão para protocolar a proposta de ACT.

Reintegração

Outro ponto de pauta da assembleia foi a reintegração das duas funcionárias demitidas sobre o pretexto de baixa produtividade. A pressão do Sindicato somada à força da categoria fez efeito e o Reitor bateu o martelo: ambas as trabalhadoras voltam ao quadro da Fundação. “Enquanto tivermos trabalhadores da Funpar vamos continuar lutando por eles”, relembrou a coordenadora Maria Aparecida de Oliveira, a Cida.

Fique atento(a)! Acompanhe as novidades das negociações do ACT Funpar por meio das nossas redes sociais.