Deputados e senadores criam frente parlamentar em defesa dos servidores públicos

Tratados como inimigos pelo governo Bolsonaro, os servidores públicos acabam de consolidar uma importante ferramenta de luta contra as ameaças. No início do mês, foi criada a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público.

Encabeçada pelo deputado Israel Batista (PV-DF), a frente é integrada por 235 deputados federais – de um total de 513 – e seis senadores, totalizando a participação de 23 partidos diferentes. O objetivo é unir forças para enfrentar os sucessivos ataques do Governo Federal ao funcionalismo público.

Não é de hoje que Bolsonaro promove uma campanha de difamação contra os servidores. O governo tenta, a todo o momento, acusar os servidores de serem ineficientes, para que esses trabalhadores sofram com a falta de apoio da sociedade. A intenção do governo é criar um processo de estigmatização para que a população passe a concordar com o fim dos serviços públicos e com a demissão dos servidores.

A ameaça mais recente aos direitos dos servidores é a Reforma Administrativa, que tem como principal proposta o fim da estabilidade.

Esbanjando má-fé, o Governo Federal deve seguir insistindo na narrativa de que, por terem direito à estabilidade, os servidores seriam “privilegiados”.

A restrição às demissões dos funcionários públicos sem processos administrativos é uma proteção aos funcionários públicos que, em determinada situação, pudessem ser vítimas de perseguição política. E é justamente por isso que o governo quer acabar com a estabilidade.

Vindo de um governo que já demonstrou diversas vezes suas tendências autoritárias – o presidente simplesmente demite pessoas que não o agradam e passou a escolher reitores que fazem parte de seu campo político e ideológico –, a reforma pode abrir brechas para que a demissão por divergências ideológicas se tornem rotina no Brasil. Acima de tudo, seria uma grave ameaça à democracia.

Como se não bastasse, a Reforma Administrativa prevê, ainda, a redução do salário inicial dos servidores que forem admitidos futuramente. Trata-se de um projeto autoritário, que tende a promover a precarização deliberada das condições de trabalho e a destruição dos direitos mais básicos dos servidores públicos.

O Sinditest-PR apoia a consolidação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público e seguirá acompanhando a tramitação da Reforma Administrativa.

Mais do que nunca, é hora de resistir aos desmandos do governo Bolsonaro e reforçar que os direitos dos trabalhadores não serão rifados!

Fonte: Sinditest-PR