Fórum dos Servidores Públicos Federais divulga boletim e chama para intensificar a luta

32

Diante da postura do governo federal em não sinalizar para a abertura efetiva da negociação da pauta de reivindicações dos SPF, as entidades que fazem parte do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasef) estão mobilizando o conjunto dos SPF para ampliar as mobilizações rumo à construção de uma greve geral unificada, a ser discutida nesse mês de junho.

O novo boletim do Fonasef reafirma a necessidade da intensificação das lutas para a conquista das reivindicações das diversas categorias. ( veja aqui)

andesandes638
“Em abril, durante a jornada de lutas realizadas pelos SPF, conseguimos arrancar algumas reuniões com o governo federal, mas que não significaram, efetivamente, uma abertura de negociações. Das propostas apresentadas na reunião do dia 23 de abril, o governo, na reunião seguinte, em 14 de maio, não apresentou nenhum avanço, nossas pautas ficaram sem respostas e não houve agendamento de uma próxima reunião”, afirmou Giovanni Frizzo, um dos coordenadores do Setor das Instituições Federais de Ensino.

Na última sexta-feira (12), o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, afirmou que o governo entregaria em duas semanas uma proposta de reajuste para todo o funcionalismo federal. Diante do fato, Frizzo aponta que “o governo está bastante pressionado pelas categorias do serviço público federal.  Até então, eles estavam trabalhando com a estratégia de enrolação, ou seja, de não apresentar propostas e de suspender reuniões. Mas a intensificação na mobilização, a ponto de pautar uma greve unificada dos servidores públicos federais, está fazendo com que o governo tenha que se mexer”.

Além disso, o coordenador do Setor das Ifes salienta que “diante da conjuntura de cortes no orçamento, o esperado é que o governo nos apresente novamente estudos que comparem a relação da nossa folha salarial com o PIB, mostrando que não há espaço fiscal para atender a reivindicação de reajuste linear de 27,3% apresentada pelo Fórum dos SPF. Contrário a isso, o que nos queremos é que o governo nos apresente propostas concretas para que haja uma verdadeira negociação, sobre, por exemplo, a política salarial permanente com correção das distorções e reposição de perdas inflacionárias”.

A próxima mobilização, marcada pelo Fonasef será o Dia Nacional de Lutas, Manifestações e Paralisações dos SPF, no dia 25 de junho.

Greve no funcionalismo público federal
Desde o dia 25 de maio, os servidores do Judiciário Federal e Ministério Público da União da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe), estão em greve, da qual já aderiram diversos estados.

O movimento paredista do funcionalismo público abrange também a greve dos docentes federais e dos técnico-administrativos nas instituições federais de ensino (IFE) do ANDES-SN e da Fasubra, respectivamente, – iniciada em 28 de maio. Além disso, o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) e a Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde e Previdência Social (Fenasps) aprovaram recentemente indicativo de greve para julho.

“A greve dos docentes federais nas instituições federais, por exemplo, foi o recurso que a categoria entendeu como necessário para que o governo respondesse às reivindicações específicas. Vale lembrar que o governo federal mais uma vez se desqualificou quando disse que, no início de junho, chamaria os docentes para apresentar uma proposta e nada fez”, apontou Giovanni Frizzo.

Fonte: ANDES-SN

Compartilhar.

Autor

32 Comentários

  1. En iyi Leke Kremi
    En iyi leke kremini merak ettiğimiz bugünler de yaz gelmeden herkes gibi güzelliğimizi ön planda tutma çabalarımızda beraberinde gelmiştir.
    Türkiye’nin önde giden web sitelerinden olan Hc care ile lekelere cilt lekelerinize karşı önlemler alabilir ve cilt lekelerinize
    son verebilirsiniz, En iyi leke kremi Almak
    artık çok kolay !

Leave A Reply

X