Fasubra promove live para lançamento do Comando Nacional de Construção da Greve

A Fasubra e demais sindicatos e fóruns ligados ao funcionalismo lançam hoje, 09 de março, às 18h, o Comando Nacional de Construção da Greve dos Servidores Públicos Federais. A atividade, que marca formalmente o início da articulação do movimento paredista, será virtual, com transmissão ao vivo nos canais e redes sociais do Fonasefe e do Fonacate. Com os salários congelados há no mínimo 5 anos, a categoria exige o reajuste emergencial do período Bolsonaro de 19,99%, sem abrir mão das perdas salariais históricas que somam mais 30%. Todas as técnicas e os técnicos administrativos em educação da base do Sinditest-PR estão convidados a prestigiar o evento, que contará com a participação de inúmeras lideranças nacionais, além de diretoras e diretores sindicais vinculados às entidades organizadoras das mobilizações.

“Estamos dando o start na organização da greve que, inclusive, já foi aprovada em assembleia pela nossa categoria. Será um esquenta para o dia 16 de março, quando faremos uma paralisação de 24h, uma espécie de ultimato para que o governo Bolsonaro atenda as nossas pautas. Hoje os comandos estaduais e locais também serão definidos e publicizados. Nossa greve está tomando forma e se ampliando a cada dia. As técnicas e os técnicos não aguentam mais o descaso de sucessivos governos em relação ao reajuste salarial, situação que foi agravada no governo Bolsonaro, que se recusou a receber a Fasubra, aniquilando, desta forma, qualquer possibilidade de negociação”, afirma Elis Regina Ribas, coordenadora do Sinditest-PR.

Considerado o dia “D” para a deflagração ou não da greve por tempo indeterminado, a programação do dia 16 de março prevê ainda ato em Brasília com passeata até o Ministério da Economia, protestos nas Reitorias das instituições, além de mobilizações nas capitais e nas cidades de médio e grande porte do país. “Haverá ainda, segundo a Fasubra, uma pressão diária para que Guedes receba as entidades para negociação”, explica Elis.

Ela completa: “Nossa greve só será forte e terá impacto se nós TAEs nos envolvermos verdadeiramente nas atividades e mobilizações. Precisamos mostrar ao “desgoverno” que estamos organizados, a hora agora é de fazer pressão. A direção do Sinditest-PR está comprometida com a organização da categoria para este enfrentamento. Chamaremos em breve novas assembleias e estamos organizando eventos para que o movimento paredista se fortaleça”, finaliza.

Links para assistir a live:

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR