Fasubra participa de Audiência Pública sobre impactos do consignado

No dia 30 de outubro, coordenadores da Fasubra participaram de uma Audiência Pública sobre “Os impactos da autonomia do servidor no uso do consignado” (PL 2591/23). O evento, realizado pela Comissão de Administração e Serviço Público, reuniu lideranças sindicais, além de representantes dos setores envolvidos na temática no Anexo II, Plenário 8, da Câmara dos Deputados, em Brasília.

O Projeto de Lei 2591/2023, tem por objetivo dispor sobre o percentual máximo aplicado para a contratação de operações de crédito com desconto automático em folha de pagamento. Com esta Audiência Pública, pode-se discutir a proposta para avaliar sua adequação e possíveis impactos.

Durante a reunião, a Direção Nacional da Fasubra fez uma exposição sobre o tema na mesa principal, demonstrando preocupação com o endividamento dos servidores e propondo alternativas como o “Desenrola” para a categoria.

Também participaram da Audiência Pública, que aconteceu de forma presencial e virtual, representantes da Associação Nacional dos Profissionais e Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País (Aneps), do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública; da Federação Brasileira de Bancos (Febraban); do Departamento de Remuneração, Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho da Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef); da Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui (Ancca); da Associação Nacional dos Servidores da Agricultura (Ansa) e da Polícia Militar do Distrito Federal.

Coordenadora Elis Regina Ribas

“O consignado não configura golpe, mas é preciso estar atento quanto às tratativas do acordo firmado. Diariamente, recebemos denúncias de servidores endividados ou que foram enganados no processo de contratação. Por isso, a discussão da regulamentação deste tema é fundamental para os TAEs, que há anos sofrem com o congelamento de salários e consequente diminuição do poder de compra”, afirma Elis Regina Ribas, coordenadora do Sinditest-PR.

Há alguns anos, o Sindicato discute e alerta a base aposentada sobre os perigos e cuidados com o empréstimo consignado. Nesta modalidade, o crédito pode ser solicitado por funcionários públicos, aposentados e pensionistas do INSS, e consiste em descontos da parcela do endividamento do empréstimo solicitado direto na folha de pagamento do salário ou da aposentadoria. O assunto foi tratado em diversos conteúdos publicados no nosso site — abaixo, você confere os links.

Crédito Consignado: é golpe ou não?

ALERTA: TAE, fique atento às tentativas de golpes que estão circulando

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR