FASUBRA assina superpedido de impeachment e convoca Ato Nacional #ForaBolsonaro de sábado (03)

Na tarde de ontem, dia 30 de junho, às 14h, entidades representativas, centrais sindicais, movimentos sociais, partidos políticos e parlamentares, incluindo ex-aliados do Governo Federal, protocolaram no Congresso um superpedido de impeachment contra Jair Bolsonaro, que consolida os argumentos apresentados nos 123 pedidos anteriores registrados na Câmara. O documento, que reúne centenas de autores, conta com a Fasubra, federação ao qual o Sinditest é vinculado, entre os signatários. Ao todo, 23 crimes de responsabilidade são atribuídos ao Presidente, incluindo a suspeita de corrupção no contrato de compra da vacina Covaxin.

Entre os argumentos listados pelos que assinam o superpedido para o impedimento de Bolsonaro estão crimes contra o livre exercício dos poderes legislativo e judiciário e dos poderes constitucionais dos Estados; crimes contra o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais, em razão da comprovação da prática de abusos de poder pelo próprio Presidente da República e por seus Ministros de Estado; crimes contra a segurança interna, diante da omissão negligente e leviana do chefe de Estado, ao descumprir sua obrigação legal de tomar providências determinadas por leis federais, entre outros.

De acordo com o documento, “é imprescindível arrolar a reiterada ocorrência de pronunciamentos temerários e irresponsáveis do Presidente da República, de caráter antagônico e contraproducente ao esforço do Ministério da Saúde e de diversas instâncias da Federação vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e aos serviços de prevenção, atenção e atendimento médico-hospitalar à saúde da população, em meio à grave disseminação em território nacional da pandemia global do Sars-Cov-2. Tais posturas revelam caráter substancialmente atentatório ao bem-estar e à proteção da vida e da saúde de brasileiros e brasileiras, em perigoso menosprezo à gravidade da emergência de saúde decretada pelo próprio governo federal, no sentido de perpetrar intencional sabotagem das cautelas sociais e medidas governamentais indispensáveis à contenção dos efeitos devastadores de uma catástrofe sanitária em pleno estágio de avanço, sem considerar sequer as evidências traduzidas na escalada do número de diagnósticos e mortes associadas à pandemia no país, que já supera o lúgubre patamar de 500.000 (quinhentas mil) mortes”.

Para o coordenador do Sinditest Evandro Castagna, o superpedido de impeachment congrega uma demanda urgente da sociedade, que é a responsabilização de Bolsonaro por todos os crimes cometidos durante a gestão da pandemia.

“Esse documento vem para fortalecer ainda mais a pressão que já vemos nas ruas. A população está cansada e não tolera mais esta farsa que é o governo Bolsonaro, um governo genocida e responsável por todas essas milhares de mortes. Além disso, os servidores públicos estão sendo duramente atacados pela Reforma Administrativa e ausências de reposição salarial, que já se estende a anos. Nesse sábado o Brasil vai dizer ao Presidente o que o pedido de impeachment endossou: o Brasil quer #ForaBolsonaro”, finaliza.

Confira abaixo informações sobre o ato de Curitiba:

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR