Esclarecimento de decisão do TRT 9 confirma que diretoria eleita permanece como gestão do Sindicato

Antes, gostaríamos de agradecer o amplo apoio que temos recebido das lideranças das entidades e dos coletivos da UFPR. Agradecemos também a solidariedade de muita gente da categoria e de lideranças dos movimentos sociais e sindical.

No Esclarecimento de Decisão (ED) em anexo ficou nítido que a discussão de mérito sequer resvalou no que se refere a eleição sindical e a direção da entidade. Também ficou evidente que não havia determinação de cumprimento de qualquer decisão, pois quem fará o cumprimento e determinará os efeitos da decisão será a Turma 4 do TRT.

Os esclarecimentos evidenciam os pontos acima com o objetivo de se evitar qualquer tumulto processual ou extraprocessual. Desta forma, o grupo que tenta um novo tapetão agiu usando documentos nulos, sem validade. Serão responsabilizados por isso. Portanto, a gestão “Sempre na luta, junto com a categoria” segue na direção da entidade de forma legítima, atuando normalmente e dando continuidade às agendas e atividades.

Quanto ao arrombamento e invasão da sede do Sindicato, adotamos todas as medidas cabíveis para a responsabilização do grupo golpista invasor, que insiste em não aceitar a eleição. Estão com a mesma prática daqueles que não aceitam o resultado das consultas paritárias para a escolha dos reitores nas universidades e institutos federais. Não possuem a legitimidade do voto e ainda atuam para favorecer a divisão da nossa base de representação sindical, em conluio com sindicato de gaveta que não organiza a luta e reinvindicações.

Seguimos firmes na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, contra todos os ataques à democracia e à autonomia universitária. Para barrar a reforma administrativa e manter as campanhas de reivindicações precisamos estar unidos. Chega de golpismo e divisão, precisamos ter foco na luta comum, pois vivemos um momento difícil com os ataques do governo federal.

*nota corrigida e atualizada em 06/11/2020.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR