EBSERH: Assembleia elege Comissão de Negociação para o Acordo Coletivo

Em assembleia histórica realizada terça-feira (17), empregadas e empregados com vínculo EBSERH lotados no Complexo Hospital de Clínicas ratificaram o Sinditest-PR como representante legal e político da categoria. Por ampla maioria, os participantes autorizaram a entidade a manter negociações coletivas, celebrar acordos e convenções coletivas de trabalho e, se preciso for, instaurar dissídios. As trabalhadoras e os trabalhadores deliberaram também pela instauração de medidas legais para barrar a cobrança de taxas assistenciais ou negociais e elegeram a Comissão de Negociação para o próximo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Confira abaixo os principais encaminhamentos da assembleia:

Representação e ACT

O Sinditest-PR é a única entidade no estado que tem a EBSERH como base no estatuto e possui o reconhecimento do Ministério da Economia na carta sindical. A concessão de poderes para representação dos interesses trabalhistas, jurídicos e políticos da categoria dará força à entidade e a possibilidade de unificar todas as lutas dentro do CHC.  A proposta foi aprovada sem dificuldades pela assembleia.

Marcello Locatelli, coordenador jurídico

“Aqui dentro, todo mundo é trabalhador igual. Se a gente atua como uma única base, nós vamos reivindicar tudo que é de bom que tem para EBSERH, nós queremos que se estenda para para o RJU, e tudo que é de bom para o RJU, se estenda para os trabalhadores da EBSERH. E aquilo que é nossa pauta local, histórica, que a gente quer retomar, a gente quer retomar para todos os trabalhadores. É isonomia. Isso vai dar força, vai dar unidade e nós vamos ter o sindicato poderoso dentro do HC, porque o Sinditest-PR tem história. E a gente está querendo agora fortalecer essa perspectiva de ter os trabalhadores todos unificados, representados por um único sindicato”, afirmou o coordenador Marcello Locatelli.

Os trabalhadores e trabalhadoras também encaminharam pelo não reconhecimento do ACT -SRT00222/2023 e autorizaram a abertura de um processo jurídico contra o último Acordo celebrado.

Ivandenir Pereira, coordenador jurídico

“Queremos que o Sinditest-PR encaminhe aqui a luta local por um ACT que contemple a jornada flexibilizada de 30 horas e outras questões importantes, não reconhecendo o ACT nacional nos termos jurídicos colocados. Caso não seja aceito, nós precisamos de uma autorização formal para ingressar com o dissídio coletivo”, explicou o coordenador Ivandenir Pereira.

Comissão e pauta de reivindicação

Durante a assembleia, também foram eleitos os integrantes da Comissão de Negociação do próximo ACT.  O grupo, que será responsável pela construção da pauta de reivindicação e pela negociação tanto a nível local quanto nacional com as chefias, será composto pelos trabalhadores Aguinaldo Gonçalves da Cruz, Edna Ribeiro da Silva, José Fernando de Jesus Barros Teixeira, Michel Flores Ângelo e Vania Maria Chefer Ribeiro, com orientação e participação da direção do Sinditest-PR.

Taxa Assistencial

Aprovada sem votos contrários, a devolução da taxa assistencial foi defendida perante a base pelo coordenador Ivandenir: “a entidade legitimada aqui do Paraná para fazê-lo é o Sinditest-PR, então esse é o primeiro ponto, é a representação de vocês. O segundo ponto é: existe um entendimento histórico de que o trabalhador sustenta o sindicato pela filiação, jamais por cobrança de taxa obrigatória. Então, por conta disso, ingressamos com uma ação judicial cobrando que não seja repassado aquele 1% que foi descontado do salário de todos e que seja devolvido para o Sindicado para então devolvermos esse dinheiro para vocês”.

Importância da filiação

Para que as demandas da categoria avancem, precisamos que as trabalhadoras e os trabalhadores estejam organizados, que ajudem a construir o Sindicato, que participem ativamente das ações e que estejam por dentro dos debates.

Eu tenho certeza absoluta que o caminho que hoje nós estamos tomando aqui é o caminho que retoma o potencial do nosso Sindicato. Eu tenho certeza que esse processo negocial vai nos levar a ter uma grande participação dos trabalhadores, como houve lá atrás”, destacou o coordenador Ivandenir.

Conforme ressaltou o diretor Antonio Neris, além das questões trabalhistas, o Sinditest-PR oferece também outros benefícios aos seus filiados e filiadas.

Antonio Neris, coordenador geral

“Nossa principal pauta é conquista e luta, mas também temos que ser felizes. Por isso, fazemos nosso churrasco, confraternização na praia, o café para os aposentados e convidamos vocês a se filiarem e participarem do almoço do Dia do Servidor, na próxima sexta-feira, dia 27, às 11h”, finalizou.

O Sinditest-PR estará firme lutando na mesa de negociação do ACT Nacional. Prezamos pela isonomia entre os empregados de vínculo EBSERH e RJU, portanto defendemos o retorno da creche e a jornada de 30 horas para todos os trabalhadores e trabalhadoras do CHC, bem como a ceia para o noturno e o lanche para o diurno.  A direção sindical convida todos e todas para fortalecer a mobilização pelas pautas locais. Junte-se a nós!