Direção do Sinditest-PR se reúne com Marcos Schiefler, Reitor da UTFPR

Na última terça-feira (25), Evandro Castagna, coordenador-geral do Sinditest-PR, Elis Reginas Ribas e Elizeu Horta dos Santos, coordenadores que também compõem a atual gestão sindical, participaram de uma reunião com o Reitor Marcos Schiefler, da UTFPR. Durante o encontro, que contou com a presença da equipe diretiva da Universidade, foram abordados diversos assuntos de interesse da categoria, como a necessidade de concursos públicos para a instituição, a implementação definitiva do Programa de Gestão de Desempenho (PDG), entre outras pautas.

Evandro Castagna, coordenador-geral do Sinditest-PR.

“Foi um momento importante de retomada de diálogo. Apresentamos formalmente à Reitoria uma série de prioridades das técnicas e dos técnicos administrativos em educação (TAEs) que constroem a Universidade Tecnológica”, explicou Castagna.

Confira abaixo os principais encaminhamentos!

Concursos Públicos

A defasagem no quadro de servidores TAEs é um problema grave e antigo na UTFPR. Os técnicos e técnicas lotados na instituição estão sobrecarregados e reclamam da adoção de soluções pouco eficientes, como a terceirização. A categoria reivindica a abertura imediata, via Concurso Público, de mais vagas para todos os campi e unidades de lotação.

De acordo com o Reitor, este assunto vem sendo tratado em reuniões com a Ministra Luciana Santos, da Ciência e Tecnologia e com Camilo Santana, do Ministério da Educação. Segundo Schiefler, o MEC reconhece a necessidade urgente de contratação de 11 mil pessoas. Recentemente, a pasta sinalizou a abertura de concurso para o provimento de 5 mil vagas, menos da metade do quantitativo necessário para equilibrar os quadros das universidades públicas federais que serão contempladas.

Na UTFPR, o próximo concurso público está previsto para outubro. Durante a reunião, Kelly Cristine Milanez, diretora adjunta de Gestão de Pessoas (DIRGEP) informou que serão abertas 22 vagas próprias. O edital será publicado nos próximos dias.

PDG/Teletrabalho

Coordenadora Elis Regina Ribas.

O segundo ponto de debate tratou sobre a implementação do PGD/Teletrabalho na Universidade. “Solicitamos a máxima urgência. Já estamos construindo reuniões com membros da comissão e conselheiras/as TAEs do Couni, com objetivo de apresentar sugestões”, destacou a coordenadora Elis Regina.

O Sindicato também reivindica o empoderamento e a autonomia das equipes nos locais de trabalho para as decisões sobre o tema. Conforme a gestão, uma reunião do Conselho Universitário (COUNI) para aprovação da minuta será convocada para o dia 1º de setembro.

Adicional de Insalubridade

Na oportunidade, a suspensão do adicional de insalubridade em diversos campi, principalmente para técnicas e técnicos de laboratório, também foi levantada pelos diretores do Sinditest-PR.

Amparado por laudos realizados por uma empresa privada contratada pela Reitoria em 2018, dezenas de trabalhadoras e trabalhadores, mesmo expostos à agentes nocivos, perderam direito ao benefício. No entanto, relatórios produzidos pela equipe técnica do Sindicato apontam equívocos na metodologia de avaliação adotada, como a confusão entre reagentes quantitativos e qualitativos, que prejudicaram os TAEs.

Sobre este assunto, o Reitor solicitou o máximo de atenção da DIRGEP. Ficou acordado que o Sindicato convocará uma reunião com a presença dos trabalhadores prejudicados e representantes da Direção de Gestão de Pessoas com objetivo de resolver esta situação.

CIS e Democracia Universitária

Outra demanda da categoria é a participação na construção dos próximos processos eleitorais da CIS, conforme preconiza sua própria regulamentação. A representação sindical também reiterou a contrariedade sobre a forma como foi encaminhada a proposta da Andifes no que se refere à luta por democracia nas Universidades.

“Embora tenhamos acordo com o fim da lista tríplice, consideramos tímida e recuada a posição da Andifes em relação à defesa da paridade nas eleições e Conselhos e a possibilidade de TAEs se candidatarem à Reitoria”, enfatizou Elis.

Retomada do café

Coordenador Eliseu Horta.

Para o coordenador Eliseu, que há anos trabalha na instituição, é preciso que a gestão da Universidade retome os espaços do café nos campi onde foram cortados. “Este espaço além de promover a interação entre as equipes, fortalece a saúde mental e o bom convívio entre trabalhadores da Universidade”, finalizou.

Confira abaixo as fotos da reunião!

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR