Diego Medeiros representa o Sinditest-PR no Encontro Virtual de Negras e Negros da Fasubra

O Coordenador de Combate às Opressões Diego Medeiros representou o Sinditest-PR no Encontro Virtual de Negras e Negros promovido pela Fasubra. O evento, realizado na última quarta-feira (22), contou com a participação da deputada federal Dandara Tonantzin (PT-MG), que elucidou sobre o papel do Legislativo no combate ao racismo e ao preconceito racial e também da doutora Yone Maria Gonzaga, que abordou em sua palestra as experiências das servidoras e dos servidores públicos negros nas instituições federais de ensino.

Coordenador Diego Medeiros.

“A palestra da professora Yone Gonzaga, que estudou tanto no Mestrado quanto no Doutorado a questão racial nas Universidades, nos mostrou que o racismo estrutural continua forte mesmo com o ingresso de estudantes e servidores negros nas instituições”, destacou Medeiros.

O coordenador, que também pesquisa a situação das técnicas e dos técnicos negros em sua dissertação, concorda com a Dra Yone de que a branquitude precisa se responsabilizar pelo enfrentamento ao racismo.

“Ela falou da importância das pessoas brancas assumirem a responsabilidade pelo combate ao racismo, porque quando se fala de raças não vemos a participação dos brancos, não há interesse. Todas e todos, independente da etnia, precisam assumir esse compromisso”.

Para o dirigente sindical, militante do movimento negro, assim como na Federação, o debate sobre as questões raciais dentro dos Sindicatos ainda é insipiente, apesar da demanda das técnicas e dos técnicos por ações permanentes, concretas e mais efetivas.

“Este foi um consenso entre os participantes da reunião. Foi um bom encontro, mas não chegamos a discutir questões que para nós são urgentes, como o fomento de políticas públicas específicas para as pessoas pretas”.

A iniciativa, alusiva ao mês da Consciência Negra, foi conduzida por Vagner Almeida dos Santos e Crizolda Assis de Araújo, que integram a Coordenação de Raça e Etnia da Fasubra.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR