Dica Cultural: Que tal celebrar o aniversário do terceiro museu mais antigo do país?

0

O Museu Paranaense, localizado na Rua R. Kellers, no Centro Histórico de Curitiba, está de aniversário neste mês de setembro. São 145 anos de história e de promoção da cultura e dos artistas paranaenses. O Mupa é o terceiro museu mais antigo do país e conta com cerca de 800 mil itens em seu acervo. Para celebrar este momento tão importante, o museu conta com uma programação especial aberta para todos os públicos.  

25 de setembro Lançamento do Web Aplicativo 

O Museu Paranaense conta com uma significativa área externa e pensando em promover uma ferramenta focada no contato com a natureza e na preservação dos insetos e das espécies vegetais do jardim, o museu lança no próximo sábado o app Jardim do Museu Paranaense. 

30 de setembro Palestras sobre representatividade negra 

Na próxima quinta (30), às 19h, será realizada a mesa-redonda “Acervos Afro-Diaspóricos, Decolonialidade e Museus histórico-antropológicos: restituição, exposição e outras discussões”, para discutir a respeito das representações afro-brasileiras em museus nacionais e internacionais. A próxima mesa, intitulada “Representatividade negra nos museus: silenciamentos, questionamentos e reinvenções”, acontece em outubro e levanta o debate sobre a racialização dos museus e dos acervos. 

Até 30 de setembro Visitas mediadas

Até a próxima quinta-feira é possível participar de visitas mediadas à exposição Ephemera/Perpétua. As visitas contam com dinâmicas em pequenos grupos, mediante agendamento prévio. 

Outubro Quinteto de Sopro da Orquestra Sinfônica do Paraná

A celebração do aniversário do museu continua até o próximo mês, com apresentações no jardim  do Quinteto de Sopro da Orquestra Sinfônica do Paraná. 

Compartilhar.

Autor

Comments are closed.

X