Dica cultural: Filmes e séries para refletir no mês da consciência negra

0

Novembro é celebrado o mês da consciência negra, pensando nisso, o Sinditest-PR separou dicas de filmes e séries para você conferir e refletir e aprender mais sobre o assunto.

Histórias cruzadas

O filme conta a história de empregadas domésticas e babás negras que deixam as casas ou famílias de lado em função do trabalho, elas são responsáveis pela criação dos filhos e casas dos patrões, entre elas Aibileen Clark (interpretado por Viola Davis). As mulheres são entrevistadas por uma jornalista da alta sociedade, amiga das patroas e patrões da elite branca, e causam incômodo na comunidade. 

Selma

O filme apresenta a história de Martin Luther King e a luta pelos direitos de negros e negras nos EUA, na década de 1960. Entre os momentos históricos abordados estão a marcha de Selma a Montgomery, no Alabama, e a implementação dos direitos de voto, em 1965.

Olhos que condenam

A série retrata um caso real de cinco jovens condenados injustamente por um crime que não cometeram. A trama apresenta as agressões psicológicas e ameaças nas delegacias, audiências, julgamentos e a prisão dos adolescentes.

Pantera negra

Baseado no personagem de quadrinhos da Marvel, T’Challa, conhecido como Pantera Negra, é príncipe do reino de Wakanda. O filme mostra um reino altamente tecnológico e auto suficiente, e assim desconstrói a imagem de retrocesso atribuída ao continente africano. O filme é um clássico entre amantes de filmes de super-heróis. 

Marighella

Dirigido por Wagner Moura, o filme retrata a história de Carlos Marighella, considerado o “inimigo nº 1 do Brasil” pela Ditadura Militar. O guerrilheiro é um dos principais nomes da resistência e da luta contra a repressão no país e foi morto em uma emboscada de agentes do governo, em 1969.

Compartilhar.

Autor

Comments are closed.

X