Dica cultural: Conheça filmes e séries protagonizados por artistas trans e travestis

Amanhã, dia 29, é o Dia Nacional da Visibilidade Trans e Travesti e para celebrar esta data tão importante o Sindicato separou para você 6 filmes e séries que são protagonizados por artistas trans e travestis. Já prepara a pipoca e corre para as telinhas maratonar as próximas dicas!

Alice Junior

O longa, estrelado pela jovem atriz Anne Celestino, retrata a vida da adolescente Alice. O filme foi lançado em 2019 e aborda questões que pessoas trans e travestis vivenciam durante a adolescência, como o preconceito e dificuldades enfrentadas no ambiente escolar, as amizades, paixões e o primeiro beijo.

Bixa Travesty

O documentário percorre a trajetória da artista e atual bbb Lina, mais conhecida por Linn da Quebrada. A obra estreou em 2019 e também levanta a cena artística e as lutas de gênero, raça e classe enfrentadas pelas travestis e pessoas trans. O documentário também conta com a participação das cantoras Liniker e Jup do Bairro.

Rosa e Momo
O longa se passa em uma cidade litôranea da Itália, onde Madame Rosa, uma sobrevivente do holocausto, cuida temporiariamente de crianças para mães em situação de vulnerabilidade. O filme também é estrelado pela atriz April Zamora, famosa pela sua participação no seriado espanhol Vis a Vis.

Pose

A série apresenta o cenário LGBTQIA+ dos Estados Unidos, na década de 80. Dentre os assuntos retratados estão o acolhimento entre a comunidade queer, a epidemia de hiv da época, a “ball culture” e “voguing”. A série possui 3 temporadas e é estrelada pela atriz MJ, primeira mulher trans a vencer um Globo de Ouro devido sua brilhante atuação na série.

Sense8

Sense8 é uma série de ficção científica que narra a saga de oito sensates – grupo de pessoas com capacidades de estabelecer conexões mentais – cuja personagem principal é uma mulher trans estrelada pela atriz Jamie Clayton. Os sensates precisam lidar com os perigos de suas novas vidas e aprender a compartilhar sensações, pensamentos e experiências uns dos outros através do “cérebro coletivo”.

Laerte-se

O filme traz a dramatização da história da cartunista e chargista Laerte Coutinho, uma das principais artistas do ramo no país. A obra explora o processo de auto aceitação e coragem de Laerte em surgir como uma voz contra a opressão de gênero.