Dica cultural: 5 clássicos da literatura nacional para você ler de graça

0

Hoje, dia 29, é o Dia Nacional do Livro e o Sinditest-PR separou algumas dicas literárias para você curtir esta data. São cinco clássicos da literatura nacional que você pode conferir sem pagar nada. Basta acessar os links, fazer o login, efetuar a “compra” e pronto: os livros serão adicionados na sua biblioteca virtual! 

Macunaíma, Mário de Andrade

O romance modernista foi publicado em 1928 e retrata a história da formação do Brasil. O livro conta as vivências de Macunaíma, o “herói sem caráter”, e é considerado uma das principais obras do período artístico-literário. 

Triste Fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto

O livro é considerado o principal representante do pré-modernismo e reflete sobre questões políticas e culturais, ainda presentes no cenário brasileiro. O romance foi publicado no formato folhetim, em 1911, e transformado em livro, em 1915. 

Os sertões, Euclides da Cunha

O livro relata a Guerra de Canudos (1896-1897), o conflito armado entre o Exército brasileito e uma comunidade religiosa, liderados por Antônio Conselheiro. O jornalista passou cerca de dois meses cobrindo o conflito e publicou o livro em 1902. A obra é o primeiro livro-reportagem brasileiro. 

Memórias póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis

O romance de Machado de Assis, um dos maiores nomes da literatura brasileira, inaugura o Realismo no Brasil. A inusitada narrativa da obra é feita em primeira pessoa pelo próprio personagem Brás Cubas, após já ter morrido. O livro também aborda questões de classe e cientificismo. 

Iracema, José de Alencar

O livro retrata a relação entre Iracema, uma mulher dos povos originários do país, e  Martim Soares Moreno, um colonizador português. A obra apresenta aspectos da origem do Brasil e foi publicada em 1865.

Compartilhar.

Autor

Comments are closed.

X