Dia Nacional de Mobilização “esquenta” a luta unificada contra a Reforma da Previdência

Trabalhadores e trabalhadoras da base do Sinditest, junto a outras categorias, saíram às ruas em protesto contra a Reforma da Previdência. Em Curitiba, a concentração para este 22 de março, Dia Nacional de Luta em Defesa da Aposentadoria, convocado unitariamente pelas Centrais Sindicais, começou cedo, com panfletagem às 9 horas na Boca Maldita. De lá, os manifestantes seguiram em marcha rumo ao INSS – cerca de dois mil trabalhadores lotaram a Rua João Negrão.

Além de lideranças sindicais e partidárias, de movimentos populares e da juventude, o evento contou com a adesão dos trabalhadores e consumidores do Centro que, mesmo com chuva, se solidarizaram com a causa.

Representando o Sinditest e discursando em nome da CSP-Conlutas e da Fasubra, Mariane Siqueira, coordenadora de administração e finanças do Sindicato, deu o recado: “Hoje é mais importante a gente falar da nossa unidade. O Governo Temer, este mesmo que está preso, tentou aprovar a Reforma da Previdência. Mas nós, classe trabalhadora, conseguimos barrar, fazer uma greve geral – a maior da história deste país, no dia 28 de abril de 2016.  E mais uma vez essa tarefa está sendo colocada para nós”, relembrou.

Para a dirigente sindical, a classe trabalhadora já sabe a resposta para esses ataques. “Essa Reforma da Previdência de Bolsonaro chega cheia de barbaridades. No meio da votação eles vão tentar barganhar pra dizer que é possível chegar numa proposta melhor. No dia 20 de fevereiro as centrais fizeram uma plenária nacional, na Praça da Sé, em São Paulo, que colocou a necessidade da unidade. Hoje, aqui em Curitiba, no Paraná e em mais de 200 cidades no país, nós estamos juntos novamente pra dizer que nós construiremos mais uma greve geral nesse país! Vamos construir a derrota da Reforma da Previdência!”.

Ao longo desta semana, o Sinditest tem realizado uma série de assembleias setoriais para discutir a questão da Previdência. A iniciativa, além de aproximar o sindicato de sua base, tem por objetivo fomentar o debate para a articulação do enfrentamento às políticas de austeridade, que ferem na carne da classe trabalhadora.

Em conjunto com outras entidades, o Sindicato promove, na próxima terça-feira (26), a palestra gratuita “Do Chile ao Brasil: Os reflexos políticos e econômicos da Reforma da Previdência”. O evento, que será realizado a partir das 9 horas, no Mini Auditório da UTFPR, contará com a expertise do professor de línguas, filosofia e advogado trabalhista chileno, Raul Marcelo Devia Ilabaca. Uma assembleia geral marcada para a próxima semana, no dia 27, coloca em pauta novamente este assunto e dá início a campanha salarial dos funcionários RJU.