28 de junho – Dia Internacional do Orgulho LGBTI+

No dia 28 de junho de 1969, a comunidade LGBT+ de Nova Iorque (EUA) foi violentamente reprimida pela polícia por protestar pela liberdade e por direitos sociais no entorno da casa noturna Stonewall. A resistência contra a ação policial violenta serviu de inspiração para que hoje se comemore o Dia Internacional do Orgulho LGBT+

Passados 50 anos das revoltas de Stonewall, perseguição, discriminação e violência contra pessoas em razão de sua orientação sexual ou identidade de gênero (real ou percebida) não acabaram. Muitos países ainda colocam suas populações LGBT+ à margem da sociedade, excluindo-as o direito de ser quem de fato são. Enquanto certas nações punem pessoas LBGT+ com a morte, outros impedem o ativismo e a reivindicação de direitos sociais e políticos. O Sinditest-PR reafirma sua luta pela garantia de direitos, pelo fim da discriminação e do preconceito e pela superação das barreiras sociais e políticas que se colocam sobre a comunidade LGBT+

Fonte: Sinditest-PR