Democracia na UTFPR: Sinditest, Sindutfpr e DCE conduzirão consulta à comunidade para escolha das direções de campus

Vitória da democracia. Pela primeira vez na história, o processo de consulta informal à comunidade acadêmica para escolha de diretoras e diretores-gerais de campus será adotado na UTFPR.  A iniciativa será organizada pelo Sinditest em conjunto com o DCE e o SINDUTFPR, entidades que representam as três categorias que compõem a Universidade – técnicos, estudantes e docentes. Esta é uma demanda antiga dos TAEs, referendada na última reunião do Conselho Universitário (COUNI) – foram 30 votos a favor e apenas 2 contra.

Para o coordenador sindical Guilherme Ruthes, este é um avanço importante, que sinaliza que a luta dos trabalhadores e trabalhadoras têm dado resultado. “Vamos organizar, do início ao fim, a consulta à comunidade acadêmica. Deste levantamento sairá a lista tríplice, que será analisada pelo Colégio Eleitoral, que é formado pelos conselheiros e conselheiras. Em breve divulgaremos o edital e explicaremos todas as regras. Queremos que essa consulta seja a mais transparente possível”, explicou.

Atualmente, somente docentes podem se candidatar ao cargo de diretor-geral de campus. O regulamento aprovado no COUNI, que detalha todos os critérios para admissão de candidaturas, é valido para todos os campi da instituição. No entanto, apesar de obedecer às mesmas regras, Toledo possui um calendário diferente de votação, com pleito previsto para o próximo ano. Tanto a consulta, quanto a eleição pelo Conselho, serão realizadas de maneira online, através de softwares de votação.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR