Delegado de base Diego Medeiros participa do GT Nacional de Raça e Etnia

O delegado de base Diego Medeiros representou o Sinditest-PR no GT Nacional de Raça e Etnia, promovido pela FASUBRA Sindical, na última sexta-feira (20). O encontro ocorreu pela plataforma Teams, às 15h.

Entre as pautas discutidas no encontro, o avanço na luta por direitos da população negra, após a equiparação dos crimes de injúria racial e racismo; definição de calendário de lutas; e a realização do Encontro de Negras e Negros, na primeira quinzena de fevereiro, antes do término do mandato da atual gestão da FASUBRA. O delegado ainda destaca a iniciativa de consolidação do GT nacional e dos sindicatos como uma pasta permanente nas entidades, e não apenas de gestão.

“Faltam palavras para descrever a importância de estar reunido com demais companheiros negras e negros para falar das nossas lutas, nossos obstáculos e nossas conquistas enquanto TAEs federais, que sobrevivemos ao desgoverno bolsonaro e a pandemia intensificada por ele. Para mim foi uma experiência extremamente gratificante e enriquecedora que me renovou as esperanças para contribuir com a construção de um país mais justo e mais igual”, declara Diego.

Além das deliberações, os TAEs relembraram as consequências do último governo para a categoria, como a rejeição das pautas do grupo e o impacto da pandemia para pessoas negras; e também celebraram a posse do Ministro dos Direitos Humanos, o professor Silvio Almeida, e da Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Para Diego, a vitória do Presidente Lula já sinaliza diversas mudanças.

“Saio da reunião certo de que temos muito para construir aqui na nossa base, não só na pasta de questões raciais mas em tantas outras como de mulheres, aposentados e Lgbtqia+. A Luta nunca acaba!”

A reunião contou com 66 inscritos de todo o país, de distintas faixas etárias, entre eles, TAEs que atuam nos grupos de aposentados, aposentadas e pensionistas, e que possuem um amplo histórico de luta.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR