COUNI define regras para eleição nos campi nesta quinta-feira (23)

im89

A próxima quinta-feira, 23, é o ‘dia D’ para a comunidade acadêmica da UTFPR. É quando os conselheiros e conselheiras da instituição se reúnem para mais uma sessão do COUNI. Na ocasião, o grupo deve bater o martelo sobre o modelo de eleição para as direções de campus. Sinditest, DCE, GECEL e SINDUTFPR lutam pela paridade – 33% para cada categoria.  Atualmente, docentes e técnicos(as) dividem 80% do peso dos votos, e estudantes ficam com 20%.

Apesar de não constar na pauta oficial, é certo que nesta reunião o assunto será avaliado, debatido e encaminhado. Na última sessão do Conselho, diante da pressão por democracia na Universidade, o reitor e presidente do COUNI, Luiz Alberto Pilatti, afirmou que para estabelecer critérios não contemplados na legislação (que estabelece a proporção 70/30), o Conselho teria de deliberar, primeiro, sobre a realização de consultas informais – o que foi aprovado.

Agora, esta na mão dos conselheiros e conselheiras formatarem uma consulta paritária democrática, que beneficie toda a comunidade da UTFPR. Vale lembrar que a volta dos 70/30, modelo ultrapassado composto por 70% do peso dos votos de docentes e 30% para técnicos(as) e estudantes, foi defendida pelo ex-reitor e atual conselheiro Carlos Eduardo Cantarelli.

Campanha

A campanha #UTFRParitáriaJá, encabeçada pelas três entidades de representação da comunidade universitária continua. Se você é a favor da paridade, com 33% para cada categoria, assine já o abaixo-assinado!

Silvia Cunha
Assessoria de Comunicação e Imprensa Sinditest-PR