Coordenador Diego Medeiros participa de reunião com o Ministério da Igualdade Racial

No dia 31 de outubro, Diego Medeiros, coordenador da pasta de Combate às Opressões do Sinditest-PR, foi convidado pelo Ministério da Igualdade Racial a participar de um encontro com diversas entidades engajadas na promoção da temática em todo o país. A reunião, presidida por Artur Sinimbu Silva, Chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade, teve como um de seus principais objetivos ouvir as demandas das instituições envolvidas.

Durante o evento, o dirigente sindical enfatizou a importância da dedicação total do Ministério para assegurar a continuidade da política de cotas para o serviço público, a qual está programada para ser revista em 2024. Além disso, destacou a necessidade de aprimoramentos que garantam a inclusão efetiva de negros e negras nas vagas de concursos, evitando a concentração em cargos com menores rendimentos e condições de trabalho, uma realidade presente nos dias atuais.

Em resposta, Artur Sinimbu Silva assegurou que o Ministério não medirá esforços para manter, aprimorar e consolidar essa política, exemplificando o êxito alcançado na manutenção das cotas para estudantes, conquistada recentemente. No entanto, ressaltou a importância da participação ativa de todas as entidades envolvidas no enfrentamento desse desafio, especialmente quando a discussão for levada ao Congresso Nacional.

O compromisso expresso durante o encontro visa não apenas manter as conquistas já alcançadas, mas também fortalecer as políticas de inclusão racial em diversos setores da sociedade, contribuindo para a construção de um ambiente mais equitativo e justo.

Coordenador Diego Medeiros.

“O papel ativo das entidades e a colaboração contínua com o Ministério são fundamentais para garantir que essas políticas sejam efetivas e alcancem resultados significativos no combate às desigualdades raciais no Brasil. O nosso Sindicato está empenhado em ser um agente de mudança, defendendo iniciativas que promovam mais diversidade, em todos os aspectos, no funcionalismo e, principalmente, nas Universidades da nossa base”, finalizou Medeiros.

Assessoria de Comunicação do Sinditest-PR