Comunidade da UFPR debate o Future-se (ou Fature-se)

A urgente pauta sobre o projeto Future-se, do Governo Federal, mobilizou a comunidade universitária da UFPR na última quinta-feira (1), no Centro Politécnico, para debater os riscos – e regressos – da proposta para as universidades federais.

Recheado de inconstitucionalidades, o projeto pode acabar com a autonomia da universidade pública e ainda entregar funções importantes das instituições para organizações sociais (OS), entidades privadas que comumente estão envolvidas em casos de nepotismo e desvios financeiros.

O coordenador-geral do SINDITEST-PR, Daniel Mittelbach, foi enfático ao reforçar os perigos da proposta: “O Future-se não é claro em muitos pontos essenciais. Qual é o limite para a atuação das organizações sociais?”, questionou.

Ele também esclareceu que o projeto poderá gerar sofrimento desnecessário a muitos servidores das universidades, já que não oferece planos de ação pensados em preservar direitos. “O Future-se promete mais dinheiro para as universidades públicas. Ter mais recursos, porém, está longe de significar mais direitos, segurança e independência”, declarou.

Confira mais sobre a atividade no vídeo abaixo:

Comunidade da UFPR debate o Future-se (ou Fature-se)

Future-se ou Fature-se? Essa á a dúvida que paira sobre o projeto que quer entregar para a iniciática privada a gestão das universidades federais. Veja como foi o debate realizado ontem (1) com a comunidade universitária da UFPR:

Posted by Sinditest-PR on Friday, August 2, 2019